9.10.06

Semana2/Atividade 3

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura e Sociedade
Abordagem Socio Cultural e Antropológica - A
Nome do aluno:Rosane Rodrigues Beltrão
Matrícula: 00155403
Número da atividade: 03
Pólo: Alvorada
Prof.ª Vera Corazza – veracorazza@gmail.com
Tutora: Rosaura Karst Nunes Silva - rkarst@brtutbo.com.br



Leitura da Semana:

DURKHEIM, Émile. . A educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciadora In PEREIRA, LUIZ e FORACHI, Marialice. Educação e sociedade: leituras de sociologia da educação. 8. ed. São Paulo: Nacional, 1977.

Com base na leitura do texto responda as seguintes questões:

1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Resposta: É a de que a palavra educação tem sido usada de forma que englobe muitas coisas além da concepção direta da palavra e tentar defini-la muito amplamente pode tornar-se passível de enganos.

2. Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
Resposta: As teorias de KANT e JAMES MILL.
1ªDefinição - Segundo KANT, “o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz”. O problema é definir a palavra perfeição, porque somos seres diferentes com funções diferenciadas neste mundo de crescimento com visões e habilidades diversificadas e amplas no sentido do crescimento pessoal do ser. À partir desta visão torna-se impossível ser perfeito sem afetar ao próximo já que há uma dedicação diretiva de vida.
2ª Definição - A educação teria por objeto "fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes (James Mill); Fala sobre a vida material e espiritual com uma harmonia secular e irrestrita onde uma não sobrevive sem a outra.
Elas partem do postulado de que há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens, indistintamente; é essa educação universal a única que o teorista se esforça por definir. Mas sem esquecer que a educação é uma evolução histórica da humanidade com suas diversidades de tempo com diferenciações humanas.

3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Resposta: É necessário observar em que o preparo para a educação tem consistido e a que necessidade tenha atendido, no passado. Assim, para constituir a noção predileta de educação, para determinar a coisa a que damos esse nome, observação histórica parece-lhe indispensável.

4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Resposta: Faz-se mister que haja, em face de uma geração de adultos, uma geração de indivíduos jovens, crianças e adolescentes; e que uma ação seja exercida pela primeira, sobre a segunda. Seria necessário definir, agora, a natureza específica dessa influência de uma geração a outra geração.

5. Segundo o autor, que função o "ïdeal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
Resposta: 1) um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros; 2) certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.

6. A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique ?
Resposta: Que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações. Que a educação depende de influências externas sofridas pela sociedade.

7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Resposta: Para que o legado de cada geração possa ser conservado e acrescido, será preciso que exista uma entidade moral dura que ligue uma geração à outra: a sociedade. Por isso mesmo, o suposto antagonismo, muitas vezes admitido, entre indivíduos e sociedade, não corresponde a coisa alguma no terreno dos fatos. Bem longe de estarem em oposição, ou de poderem desenvolver-se em sentido inverso, um do outro sociedade e indivíduo são idéias dependentes uma da outra. Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana.

2 comentários:

ROSAURA KARST disse...

Bom Dia!

Rosane

Creio que não vai dar problema, mas quem vai avaliar é a professora da disciplina, quanto os tuas publicações já havia falado com a professora Iris ela esta ciente do fato.

Nesta sexta dia 13/10/2006 estarei no polo das 8:00 às 12:00h

Beijos Rosaura

ROSAURA KARST disse...

Bom Dia!

Rosane

Muito bom o teu trabalho

obrigada pelo carinho.

Nesta sexta dia 13/10/2006 estarei no polo das 8:00 às 12:00h

Beijos Rosaura