17.12.06

ESC 11 - reflexões Pessoais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura e Sociedade
Abordagem Socio Cultural e Antropológica - A
Nome da aluna: Rosane Rodrigues Beltrão
Número da atividade: 11
Pólo: Alvorada
Prof.ª Vera Corazza – veracorazza@gmail.com
Tutora: Rosaura Karst Nunes Silva - rkarst@brtutbo.com.br


Reflexões Pessoais


Lendo o texto:Desigualdades Educativas estruturais no Brasil: entre Estado, privatização e descentralização, vejo que foi comparando os diferentes sistemas educativos que muitos especialistas solicitaram a existência de um modelo universal de educação formal. Apesar de defasado, este modelo ainda é copiado por muitas instituições ainda que reduzida a sua qualidade em relação ao modelo original.
Modelo esse que está fragmentado no Brasil. O Brasil por ser o maior país em vários aspectos da América Latina nos dá uma leitura particular da situação educativa no país.
Li também alguns projetos importantes sobre a educação no âmbito federal, estadual e municipal e suas características muito particulares e diferenciadas no que se refere ao ensino público e particular. Existem projetos que proporcionam um avanço muito importante na tecnologia e informação que nos levam a relatar a preocupação com o avanço na educação.

Existe hoje uma preocupação muito grande do governo federal e dos governos estaduais e municipais em tirar das ruas crianças e proporcionar educação para jovens e adultos com ajuda financeira e projetos sociais que visem diminuir o índice de analfabetos no Brasil. O que tem sido fundamental para a diminuição dos índices. Nunca se investiu tanto em projetos educacionais como nos últimos anos.

Gostaria de citar também como importante avanço na educação a LDB (Lei de Diretrizes e Bases).aprovada em 1996. Esta lei visa tornar a escola um espaço de participação social, valorizando a democracia, o respeito, a pluralidade cultural e a formação do cidadão. A valorização no ambiente escolar é fundamental para o desenvolvimento cultural que proporciona uma nova visão de mundo e globalização.

Mas depois de tantas leituras e informações chego à conclusão que ainda falta muito para se ter uma educação realmente linear e completa. Existe uma grande disparidade entre o ensino público e o privado. O aluno do ensino privado tem a vantagem de poder entrar em universidades federais com muito mais facilidade devido a sua formação. Mas é notado o esforço do governo federal em proporcionar o ensino superior aos menos privilegiados o que já é um grande passo.

2 comentários:

Izolete disse...

Oi Rosane, obrigada pela visita, um grande beijo para ti também.
Bom fim de semana!

Vera disse...

Olá Rosane, tudo bem? Parabéns! Sempre em dia coma as atividades. É um prazer visitar teu blog. convida teu grupo e participa do fórum discutindo as reflexões de vocês sobre a ECS11. Um grande abraço, Ver@