26.12.06
Esc10 * Relato Final * Ser Professor-Ser Professora
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura e Sociedade
Abordagem Socio Cultural e Antropológica - A
Nome do aluno: Rosane Rodrigues Beltrão
Número da atividade: 10 – Relato Final
Pólo: Alvorada
Prof.ª Vera Corazza – veracorazza@gmail.com
Tutora: Rosaura Karst Nunes Silva - rkarst@brtutbo.com.br
ESC 10 – Relato Final
Na verdade esta foi a atividade com a qual tive mais dificuldade, pois não sabia direito onde entrar, onde participar, mas espero ter realizado a tarefa satisfatoriamente.
Como sou professora de escola pública, me vi em muitos momentos vivenciando situações relatadas nas leituras e vejo a importância deste autor para nós como educadores. As leituras de Paulo Freire nos fazem pensar na educação popular como verdadeiros educadores proporcionando momentos de construção importantes na formação de cidadãos corretos e oportunizando uma alfabetização mais justa para alunos tão menos favorecidos.
A Pedagogia da Autonomia é sem dúvida uma das grandes obras de Paulo Freire e que vai de encontro a uma educação que valoriza a todo o educando e liberta o pensamento para uma construção mais digna.
Leva-nos a valorizar o conhecimento que os alunos trazem de suas experiências anteriores e a trocar informações de uma forma muito questionadora trazendo também a nossa experiência para a sala de aula.
Na verdade o magistério é muito mais do que uma profissão, é todo um contexto de vida que trabalha com vários tipos de construção familiar e que influencia diretamente na nossa formação e na formação dos alunos que estamos preparando para o futuro.
Quando lemos os textos de Paulo Freire, começamos a refletir sobre a nossa profissão e a importância da nossa formação como cidadãos humanitários e profissionais que formam pessoas questionadoras.
A nossa profissão pode deixar marcas importantes nas vidas de nossos educandos, por isso devemos refletir sobre qual marca deixar, boas ou ruins?
Apesar da dificuldade inicial, depois de ler nas salas alguns depoimentos e relatos, vejo o quanto este curso é importante na nossa formação e como as leituras podem ter várias interpretações e influenciar diretamente nas nossas opiniões que não devem ser taxativas e o quanto podemos construir juntos uma nova forma de ver o magistério.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
ROSANE BELTRÃO
FELIZ ANO NOVO.
MUITA PAZ E SAÚDE, O RESTO A GENTE CORRE ATRAZ.
BEIJOS:)
Rosaura
OBS: OBRIGADA PELO CARINHO
Postar um comentário