14.11.08

Ser professor!!!



Estava lendo o texto proposto na disciplina de Gestão e fiquei muito triste ao ler segundo Birgin que "à medida que a
democratização da educação traduziu-se na incorporação daqueles que
antes não tinham acesso à escola – os mais pobres – na condição de
alunos, também trouxe para o sistema escolar maior número de professores
pobres. Birgin (2000) analisando a realidade argentina afirma que quando
os pobres chegam à escola na condição de alunos o fazem também na
condição de professores."
Isso me leva a refletir o quanto essa realidade se faz presente nos conflitos da minha escola, como trabalhamos com alunos de classe social menos privilegiada, os conflitos são constantes e como cita Varela em seu livro:
A árvore do conhecimento, que tem como tese central a idéia de que vivemos no mundo e por isso fazemos parte dele e que vivemos com os outros seres vivos, e, portanto, compartilhamos com eles o processo vital. Construímos o mundo em que vivemos ao longo de nossas vidas. Por sua vez, ele também nos constrói no decorrer dessa viagem comum. Assim, se vivemos e nos comportamos de um modo que torna insatisfatória a nossa qualidade de vida, a responsabilidade cabe a nós. Maturana e Varela mostram que o mundo não é pré-dado, e que o construímos ao longo de nossa interação. (VARELA/2002)
Mas também é preciso lembrar que como a comunidade está tendo acesso a escola de uma forma mais participativa, também existe a idéia errada por estes membros, que isso dá direito a trazer para dentro do contexto escolar a violência vivida dentro das comunidades em que vivem.
Gostaria de relatar o quanto o corpo docente hoje está mais pobre e vulnerável devido aos baixos rendimentos e desvalorização do profissional e isso também é um fator que faz com que muitos alunos nos chamem de tios,tias e profs de uma forma jocosa e abusiva.
Porém o mais grave é que hoje nem os pais nos respeitam mais e para tanto, gostaria de relatar um incidente grave ocorrido em minha escola.
Uma de nossas funcionárias foi agredida por uma mãe ao ser orientada que precisava trazer um certo documento para fazer a rematrícula do filho.
O que resta a nós, educadores que estamos sendo desrespeitados pelos pais e qual o exemplo que o filho seguirá se os próprios pais não nos respeitam mais.
Não é só na condição de pobres que chegamos a escola...

Nenhum comentário: