17.4.10
Princípios Orientadores
Amparada por ideias construtivistas baseadas em Piaget, bem como, Freire em seu livro " Pedagogia da Pergunta" fundamento meu projeto "Seres Vivos - Conhecer para respeitar" elencando questões que norteiam os mesmos. São eles:
* Educar para a busca de soluções de problemas reais;
* Educar para transformar informações em conhecimento;
* Educar para a autoria, a expressão e a interlocução;
* Educar para a investigação;
* Educar para a autonomia e a cooperção.
Como educadora, percebo o quanto é importante oportunizar aos alunos momentos de trocas e de questionamentos que transformem informações em conhecimento. Esta semana desenvolvi meu planejamento onde os alunos após a visita ao laboratório de ciências fizeram muitos questionamentos trazendo para o grande grupo suas certezas provisórias e suas dúvidas temporárias. Foi maravilhoso aprender com eles a encontrar o caminho do conhecimento, porque eles nortearão a nossa aula procurando formas de mediar esta busca com muito mais interesse.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Olá Rosane!
Tu enquanto aluna vivenciou a experiência de realizar o levantamento das dúvidas e das certezas, como está está sendo vivenciar enquanto educadora? O que te auxiliou? O que mudou?
Ficam estas questões como sugestão de reflexões para as próximas postagens,ok?
Abraços,
Vanessa
Podes exemplificar algumas questões dos alunos? Elas estariam dentro das tuas expectativas? Que tipo de momentos de troca prporcionastes? Neles qual foi teu papel? Por favor, deixa mais claro o relato que vai embasar a tua reflexão. Senão fica pura conversa teórica.
Um abração
Bea
Postar um comentário