29.11.10

Semestre VIII - Teoria X Práticas



Iniciando o estágio, enfim a prática se mistura com a teoria, tendo os mestres se fazendo presentes diariamente em minha prática docente. Durante o planejamento do meu estágio, percebi o quanto a preparação para a prática foi importante, quando começamos o semestre, estava insegura e foram as perguntas dos alunos que desencadearam a ideia principal da minha arquitetura pedagógica, trabalhar com os animais, justamente as perguntas e curiosodades lançadas à partir da visita ao laboratório de ciências da escola. Por isso é importante oportunizar ao aluno a participação ativa nas aulas e valorizar seus conhecimentos prévios.
Quando o aluno se sente valorizado, nos apresenta materiais riquíssimos que serão de grande valor.
Amparada por ideias construtivistas baseadas em Piaget, bem como, Freire em seu livro " Pedagogia da Pergunta" fundamento meu projeto "Seres Vivos - Conhecer para respeitar" elencando questões que norteiam os mesmos. São eles:

* Educar para a busca de soluções de problemas reais;

* Educar para transformar informações em conhecimento;

* Educar para a autoria, a expressão e a interlocução;

* Educar para a investigação;

Estudando Piaget que revolucionou as concepções de inteligência e de desenvolvimento cognitivo, vejo que a aprendizagem é contínua e o quanto a fundamentação teórica nos auxilia quando percebemos a importância das relações que se estabelecem entre o sujeito que conhece e o mundo que tenta conhecer.

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Oi Rosane!
Neste momento do Estágio toda a bagagem de aprendizagens é colocada na prática a partir de um novo olhar docente.
Parabéns pelo trabalho!

Com carinho,
Grace Maria