2.11.06
ESC6
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura e Sociedade
Abordagem Socio Cultural e Antropológica - A
Nome do aluno:Rosane Rodrigues Beltrão
Número da atividade: ESC6
Pólo: Alvorada
Prof.ª Vera Corazza – veracorazza@gmail.com
Tutora: Rosaura Karst Nunes Silva - rkarst@brtutbo.com.br
1.Adorei participar do fórum sobre Durkheim – Weber - Marx, apesar de ter participado ativamente somente duas vezes, gosto mais de ler o relato das colegas. Adorei quando disseram que só existe um dominador porque nos deixamos dominar e é verdade, parece que esquecemos que somos todos seres humanos com direitos iguais.
2. Ser/estar x papeis = Há alguns anos atrás, fiz uma palestra para alguns pais onde discutimos “De Quem é a Responsabilidade da Educação das Crianças”. Afinal não é possível se educar na escola quando não se cobra responsabilidades em casa. Somos responsabilizados muitas vezes pela educação de nossos alunos que não cabe somente a nós e sim deve ser um trabalho a quatro mãos, junto com os pais. Desempenhamos não somente o papel de educadores e sim de psicólogos, psicopedagogos, terapeutas, enfermeiros, assistentes sociais e muito mais... É preciso reavaliar qual o nosso verdadeiro papel dentro da sociedade e qual o papel dos pais e dirigentes desta sociedade para que cada um desempenhe seu papel da melhor maneira possível.
Poder/hierarquia = Esta semana estou passando por uma situação bem complicada. Como cheguei este ano na escola e no ano que vem teremos que implantar os nove anos e estamos passando por uma reformulação, estou dependendo de uma professora mais antiga que está para sair da escola e pedir remanejamento para Cachoeirinha para que me digam como ficará a minha situação. Devido a antiguidade eu estou “sobrando” já que sou a mais nova na escola e desta forma o poder e a hierarquia tem um poder de decisão mais forte.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Olá Rosane, obrigada pela postagem!
Bom fim-de-semana!
Abraços, Ivana
Olá Rosane, em todo lugar ainda precisamos obedecer a hierarquias, e em alguns casos, não funciona diferente, comigo também acontece que preciso acatar o que as colegas ditam, pois fui a última a chegar na escola . Mas tudo bem, no final sempre me realizo com meus pequeninos, pois adoro trabalhar com crianças, trocar conhecimento. Abraços!
Marlene São Leo
Rosane, essas questões de poder e dominação parece uma pedra no nosso sapato,sempre interferindo,na maioria das vezes de forma negativa,em nossas vidas.
Abraços.
Postar um comentário