6.11.06

Semana 5 / ECS 7 - MARX & ENGELS I




Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura e Sociedade
Abordagem Socio Cultural e Antropológica - A
Nome do aluno:Rosane Rodrigues Beltrão
Número da atividade: 07 - Marx e Engels
Pólo: Alvorada
Prof.ª Vera Corazza – veracorazza@gmail.com
Tutora: Rosaura Karst Nunes Silva - rkarst@brtutbo.com.br


Quem são estes seres humanos - Marx e Engels?

Karl Heinrich Marx -
Nasceu na Alemanha, em 15 de maio de 1818, na pequena cidade de Treves, filho de um advogado de origem judáica, Heinrich Marx, e de uma dona-de -casa, Henriette Pressburg.
O jovem Karl, realizou os seus estudos básicos em Treves seguindo, posteriormente, para Bom para estudar Direito e mais tarde foi transferido pelo pai para uma universidade mais disciplinada em Berlim, em 1836.
Ainda neste ano, o romântico Marx se apaixona e noiva secretamente com : Jenny von Westphalen tão idealista quanto ele e casa-se com ela, finalmente, em 1843.
Em 1841, Karl laureou-se em filosofia.
Karl foi expulso da França em janeiro de 1845 por contribuir com artigos políticos para o jornal dos artesões alemães, o Vorwärts. Como este jornal tinha uma linha crítica-socialista e os artigos de Marx eram muito brilhantes, e como o jornal era lido por várias outras pessoas além dos artesãos a quem se dirigia, especialmente estudantes, a colaboração de Marx acabou por inflamar mais uma vez os ânimos farisáicos dos poderosos.
Dedicado quase que obsessivamente na atividade de organização política do movimento operário, Marx funda em Londres, em 1864, a "Associação Internacional dos Trabalhadores".
No período posterior, Marx se dedica febrilmente ao trabalho. Em 1881 morreu sua terna e doce companheira e grande incentivadora, Jenny. Semi-solitário, mas muito ativo, Marx finalmente expira em 14 de março de 1883.

Friedrich Engels
Nasceu em Barmen, na Alemanha, no dia 28 de novembro de 1820, no seio de uma família protestante. Filho mais velho de um rico industrial naquela cidade, foi o principal colaborador de Karl Marx, na elaboração das teorias do materialismo dialético e do materialismo histórico.
Freqüentou o ginásio em Eberfeld, completou seus estudos secundários no Instituto e interrompeu seus estudos aos 17 anos e em 1838.
Iniciou suas atividades intelectuais escrevendo poesias, e teve inicialmente a influência de um movimento literário liberal-nacionalista, aderindo ao círculo literário “Jovem Alemanha”. Através das leituras de SCHLEIERMARCHER e STRAUSS, influenciou-se pelo cristianismo liberal e posteriormente pela filosofia hegeliana.
Em fins de 1842, por exigência de seu pai, parte para a Inglaterra onde vai continuar seu aprendizado comercial em Manchester.
Observando com espírito crítico o mundo que o cercava, vendo a pobreza extrema dos operários têxteis, revolta-se contra a situação operária, provocando uma mudança profunda na sua posição política e teórica. Ainda nesse ano de 1842, mantém os primeiros contatos com Karl Marx em Colônia.
Em 1844 encontrou-se com Marx em Paris.
Em 1845, assume como companheira Mary Burns, operária da empresa Ermen & Engels. A partir deste mesmo ano, mantém uma estrita relação com Karl Marx, viajando a Paris, Bruxelas, Londres, participando ativamente do movimento operário e socialista internacional.
Em 1864, participa da criação da Associação Internacional dos Trabalhadores.
Nos últimos anos da sua vida, Engels era o maior líder do movimento operário internacional.
Em 1893, apesar da idade e má saúde, Engels viajou por vários países europeus para ativar a propaganda das idéias marxistas.
Em Março de 1895 seu estado de saúde se complicou de forma irreversível em 4 de Agosto de 1895, às 22 horas e 30 min., deixou de existir.


Em que contexto histórico vivem?

Ambos tomaram uma parte muito ativa na vida agitada da época dos grupos revolucionários de Paris



Com quem eles debatem no seu tempo?

Com o idealistas, Rume e de Kant, o agnosticismo, o criticismo e o positivismo.


O quê eles debatem?

Que o espírito é primeiro em relação à natureza e que, por conseguinte, admitiam, em última instância, uma criação do mundo de qualquer espécie constituíam o campo do idealismo sempre ligado, de uma maneira ou de outra, à religião, o agnosticismo, o criticismo, o positivismo sob os seus diferentes aspectos, considerando esse gênero de filosofia como uma concessão “reacionária” ao idealismo, e, no melhor dos casos, “uma maneira envergonhada de aceitar o materialismo às escondidas, renegando-a publicamente.


Que outros pontos você acha importante destacar a partir das leituras efetuadas?
O quanto foi importante a luta de Marx e Angels pela classe operária e que desencadeou mundialmente outros seguidores que levaram a diante tão importante trabalho e que mesmo passando muito trabalho com suas famílias não desistiram de seus ideais filosóficos socialistas.

Os conflitos sociais resultantes das desigualdades econômicas intrínsecas são o ponto chave das sociedades industriais modernas, juntamente com o modo, a forma ideológica de manipular as idéias para que o grande povo não perceba o vínculo entre poder econômico e poder político e sua influência na qualidade de vida de todos (alienação política e cultural).

3 comentários:

Marlene Roloff disse...

Lendo o teu texto sobre Marx e Engels, destacam-se alem de suas obras sua dedicação a luta pelos trabalhadores. Muitas de suas previsões sobre o futuro do movimento revolucionário não se confirmaram até hoje , mas teve enorme influência sobre a história e a sociologia.Está muito boa a tua reflexão.Parabéns
arlene- São Leopoldo

Izolete disse...

Rosane,teu texto mostra com clareza as idéias de Marx e Engels,teu resumo é sintético,porém, consistente.Parabéns!
Beijos.

Maria Aparecida disse...

Rosane gostei do teu texto sobre Marx e Engels, percebi que és muito organizada nas palavras,tornando mais fácil a compreensão.
Beijoss!!!!