5.10.09

VIVARTE - Esculturas



Lendo o texto sugerido da disciplina de Didática, planejamento e avaliação, me torno mais segura ainda de que faço a diferença na aprendizagem dos meus alunos, principalmente quando lendo o texto sobre John Dewey(1859 - 1952) um filósofo norte-americano que defendia a democracia e a liberdade de pensamento como instrumentos para a maturação emocional e intelectual das crianças nos mostra que na educação progressiva "O princípio é que os alunos aprendem melhor realizando tarefas associadas aos conteúdos ensinados. Atividades manuais e criativas ganharam destaque no currículo e as crianças passaram a ser estimuladas a experimentar e pensar por si mesmas. Nesse
contexto, a democracia ganha peso, por ser a ordem política que permite o maior desenvolvimento dos indivíduos, no papel de decidir em conjunto o destino do grupo a que pertencem".
)(26 ESCOLA - GRANDES PENSADORES). Trabalhando com escultura, percebi o crescimento dos meus alunos e o quanto tornaram-se críticos e cooperativos desde que começamos o processo de trocas na nossa turma no início deste ano letivo. Pesquisaram, questionaram e apresentaram esculturas feitas por eles de uma forma crítica muito especial.
Começamos indo ao Labin - Laboratório de Informática para que os alunos pesquisassem o que era "escultura" porque segundo Dewey "...as hipóteses teóricas só têm sentido no dia-a-dia" e lá viram as diversas faces das obras de artes livremente. Quando passamos a parte prática em que os alunos tinham em suas mãos argila para vivenciar a experiência de criar o que lhes desse vontade, foi maravilhoso poder ver no rosto deles o quanto estavam sentindo prazer em criar.
Uma aluna que entrou para a turma no mês passado me perguntou: "...o que deveriam criar, se estava perfeito ou então como eu queria que ela fizesse" Disse que deveria apenas deixar sua imaginação voar e que a arte não tem regra...é a expressão pessoal do artista. Ela me disse que não era uma artista e sim uma "simples aluna" demorou para conseguir perceber que eu estava dando um espaço que acredito ela nunca ter tido antes, enquanto que os outros alunos já acostumados a ter liberdade e autonomia para expressar seus sentimentos, afloraram numa explosão maravilhosa de sentimento em forma de arte.

"A meta da vida não é a perfeição, mas o
eterno processo de aperfeiçoamento,
amadurecimento, refinamento"
John Dewey

Um comentário:

Rosi disse...

Lembro bem que em 2008 eu pensava no pátio da escola, aguardando a hora da entrada, quem seria a profe da quarta-série do José Carlos. Observando a sequência das filas que possivelmente seroa a linda e loira professora Rosane.
Então eu costumava te obsevar no trato com teus alunos na fila.
Observei que tinhas autoridade carismática...o que nos tempos atuais é tão necessário, saber cobrar do teu aluno e ao mesmo tempo ter suavidade e firmeza nesta cobrança.
Hoje em 2009 já conheço melhor a ti e teu trabalho....e tu sabes o quanto é gratificante pra uma mãe ter como profe d eseu filho alguém com tua postura...que vestiu a camiseta..e assume os prós e contras da nossa profissão.
Sempre com garra e coragem, apesar da vida atribulada que temos.
Como sempre Rosane Beltrão, parabéns pela dedicação a tantas crianças que na maioria das vezes passam mais tempo contigo que conosco, seus familiares.
Obrigada por ama-los.e sempre lhes chamar atenção pra o correto.
Beijos
Rosi ( mãe do José Carlos T:42- 2009)