1.4.10

Iniciando Arquiteturas Pedagógicas



Iniciando o planejamento do meu estágio, percebi o quanto a preparação para este estágio foi importante, quando começamos este semestre, estava insegura e foram as perguntas dos alunos que desencadearam o ideia principal da minha arquitetura pedagógica, trabalhar com os animais, justamente as perguntas e curiosodades lançadas à partir da visita ao laboratório de ciências da escola. Por isso é importante oportunizar ao aluno a participação ativa nas aulas e valorizar seus conhecimentos prévios.
Quando o aluno se sente valorizado, nos apresenta materiais riquíssimos que serão de grande valor como foi o caso de uma aluna que trouxe para a sala de aula um "louva deus" lindíssimo, conservado em álcool como havia visto no laboratório no inicio do ano letivo. Todos se sentiram tão curiosos e motivados fazendo perguntas sobre a vida, hábitos, alimentação e características do animal que resolvi aproveitar este tema para então dar início a minha arquitetura.

"Desde pequenas, as crianças observam o mundo e formulam perguntas acerca dele, com a intenção de entendê-lo. Pela experiência e pela interação com os objetos, fatos e pessoas, elas vão produzindo respostas que, certas ou erradas, não são construídas ao acaso. A experiência pode não ser profunda ou suficientemente extensa, apotencialidade dos seus pensamentos pode ser insuficiente para formular o que nós chamamos de uma teoria científica, mas o processo pelo qual as crianças observam o entorno, formulam perguntas, buscam respostas e desenvolvem seus entendimentos e explicações para o que observam é muito semelhante ao processo de investigação científica.
Considerando esta perspectiva, a escola deveria oferecer situações em que os alunos
fossem instigados a seguir fazendo perguntas e a buscar explicações para os problemas
que se colocam e desafiá-los a desenvolver processos de interação intensa intra e interescolas, nos quais as trocas de experiências e de idéias abrem novas possibilidades de questionar e de compreender o mundo, tanto no sentido da ampliação horizontal (por generalização e/ou por extensão pelos diversos campos de conhecimento) como no da ampliação vertical"
(aprofundamento em compreensão)COSTA, Iris Elisabeth Tempel;MAGDALENA,Beatriz Corso; Faculdade de Educação/PEAD - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

3 comentários:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Rosane!
Ótima reflexão que fizeste entre tua prática e os estudos que realizas no Pead! O blog neste semestre de estágio tem este objetivo, de realizar analises e reflexões frente as práticas vivenciadas na escola.

abraços:)

Grace Milcharek disse...

Olá Rosane!
Linda a página do teu wiki de estágio, colorida, bonita e alegre como você.
Bem interessante o tema do projeto e a reflexão que fizestes de apaixonamento pela profissão e quando se autoavalia percebe o quanto está mudando e saindo da mesmice.
Bjo

Beatriz disse...

Rosane, fiquei contente e honrada por teres citado nossa palavras. Gostaria de te pedir para que indicasses no teu planejamento , a tua arquitetura pedagógica e como vais desenvolve-las com os alunos. Deixa mais claro qto tempo ela vai durar e como ela vai acontecer, com que tipos de estratégias vais lidar.

Um abração
Bea