7.5.10
Visita ao Laboratório de Ciências
Por quatro anos, foram muitas as leituras e reflexões sobre a educação e o nosso papel neste contexto educacional, porém é chegado o momento de colocar em prática estes estudos e embasar a nossa prática docente nos teóricos estudados.
" O educando se torna realmente educando quando na medida em que conhece, ou vai conhecendo (...) e não na medida em que educador vai depositando nele a descrição dos objetos ou dos conteúdos".
Paulo Freire
Baseada nesta fala de Paulo Freire, procuro sempre buscar formas de meus alunos terem experiências que serão significativas na sua aprendizam porque é vivenciando que se abre o caminho do conhecimento e de construção.
Neste dia em que meus alunos visitaram o laboratório de ciências, perguntaram muitas coisas e também responderam. Como temos um cavalo marinho no laboratório, conservado em álcool, um aluno me perguntou se eu sabia que o cavalo marinho macho era quem guardava os ovos em uma bolsa e eu como não sabia respondi negativamente, ele ficou admirado e disse que descobriu isso vendo um programa de tv sobre animais marinhos (Reflito novamente sobre a importância de se valorizar o conhecimento prévio do aluno) Outro aluno pensava que cavalo marinho não existia, confesso que por muitos anos pensei a mesma coisa até visitar um museu marinho em Santos, litoral Paulista na minha infância.
Foi um dia de aprendizagem maravilhoso para todos nós.
Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
Cora Coralina
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
E a reflexão? Sou eu que faço?
Um abração
Bea
Postar um comentário