24.5.10
Professor & Amor
Quando somos desafiados pela profissão e conseguimos provar contra todas as espectativas que não estamos aqui por acaso e sim por amor é algo maravilhoso. É como a Bea disse em um comentário "São esses pequenos sinais que nos gratificam, como professores" e quando estes sinais se tornam grandiosos, nossa alegria é incontestável. Meu aluno especialmente querido demonstrou seu talento que nunca tinha sido notado...seu dom artístico aflorou hoje, dia 24/05 com uma explosão de talento que surpreendeu a mim, a todos os colegas em sala de aula e pessoas da equipe diretiva da escola que tanto tem apoiado o meu trabalho, afinal ele é nosso alunos desde o jardim e como sempre apresentou vários comprometimentos que sempre dificultaram sua aprendizagem, surpreendeu a todos nós. Após ver o filme "O Bicho Vai Pegar" enquanto conversávamos no grande grupo sobre o problema dos animais em extinção e a violência contra os animais, um momento muito importante de reflexão sobre o tema abordado no meu Projeto de Estágio "Seres Vivos - Conhecer Para Respeitar" " ele ficou desenhando a parte que mais gostou do filme e foi maravilhoso ver ele colocar no desenho toda a sua compreensão do filme e sua leitura singular. Pedi então que ele desenhasse o que lembrava de outros dois filmes vistos nas semanas anteriores " Procurando Nemo - 04/05 e A Era do Gelo II - 19/05" Sua memória não foi menos grata.
Para Paulo Freire o ensino é muito mais que uma profissão, é uma missão que exige comprovados saberes no seu processo dinâmico de promoção da autonomia do ser de todos os educandos. Os princípios enunciados por Paulo Freire, o homem, o filosofo, o Professor que por excelência verdadeiramente promoveu a inclusão de todos os alunos e alunas numa escolaridade que dignifica e respeita os educandos porque respeita a sua leitura do mundo como ponte de libertação e autonomia de ser pensante e influente no seu próprio desenvolvimento.
Meu menino pode não ter dominado "ainda" a construção do código linguístico escrito, porém fala com a linguagem plástica e a oralidade da alma.
"A leitura do mundo precede a leitura da palavra" (Paulo Freire)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Rosane querida, linguagens cada vez mais em pauta com as tecnologias. Saber expressar através de outras linguagens que não seja a escrita tem seu valor e deve ser aprofundada. Todas são linguagens que possibilitam criar.
Um abração
Bea
Olá colega!
Não encontrei o link de seguidores para segui-la.
Muito bom o teu trabalho!
parabéns!!!
um grande abraço
Postar um comentário