8.5.10
Estudo dos Animais
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Rubem Alves
Que maravilha poder colocar neste meu espaço de reflexão algo tão significativo de Rubem Alves, vejo o quanto é preciso dar asas aos nossos alunos,após a exploração do ambiente do laboratório de ciências, vi meus alunos se organizando em grupo para classificar e agrupar os animais seguindo seus próprios critérios. Após muita exploração, discussão e determinação, observei que quando lançamos desafios, propomos a busca de uma forma muito interessante de aprendizagem. A investigação se transforma em conhecimento e vi os alunos defendendo sua idéia de classificação com muita propriedade e respeito desenvolvendo o conceito de cidadania.
Assim como Rubem Alves diz que não podemos ensinar os pássaros a voar apenas encorajá-los, partimos do princípio que como educadores somos mediadores na nossa docência para encorajar os alunos a trazer o conhecimento e o espírito investigativo que existe dentro deles.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Rosane querida, perdestes o fôlego? Registros fotográficos são apenas registros. A reflexão sobre o que eles nos apontam é que são elas!! Pena!! Matastes duas postagens!!
Um abração
Bea
Postar um comentário