28.6.08

Aprendizagens



Sempre que chegamos ao final de um semestre, fazemos uma reflexão sobre nossas aprendizagens e isso nos faz ter um olhar mais atento as nossas práticas como alunos e principalmente como docentes.
Neste semestre, as Interdisciplinas do Eixo IV, nos proporcionaram ter uma visão do universo de uma forma prática e muito interessante porque nas aprendemos a vivenciar o cotidiano com um olhar mais atento a detalhes antes não percebidos. O que conseqüentemente teve seu aprendizado direcionado ao aluno de uma forma muito mais direta.
Durante a meus anos como docente, muito aprendi em relação às disciplinas que estudamos neste 4º semestre. Mas como diz Paulo Freire em Pedagogia da autonomia

"Não há docência sem discência" (p. 23), pois "
quem forma se forma e re-forma ao formar, e quem e formado
forma-se e forma ao ser formado" (p.25).


Sendo assim, estamos constantemente aprendendo em nossa vida acadêmica ou pessoal.
Antes de iniciar neste curso de graduação, carregamos em nossa história, uma herança que vem de muitos anos onde não se trabalhava com práticas de ensino e muito menos com vivências e muito mais com livros e baseando-se em "Decorar a matéria".
Trazer a vida do aluno e seus antepassados para a aprendizagem era algo que não se praticava, os "personagens" da história eram muito distantes de nós, como se não fossem seres humanos como nós.
Mas o que mais contribuiu para a minha aprendizagem foi fazer com que o aluno se sentisse parte integrante da história, podendo sentir que história não é algo tão distante que possa ser apenas conhecido em livros, mas que também possa ser vivenciada como fato próximo da realidade do aluno e que ele também faz parte desta escrita como personagem principal da sua própria escrita.
Em relação a minha aprendizagem e a integração das disciplinas, gostaria também de relatar que quando se fala sobre equilíbrio na natureza, é preciso lembrar que afinal somos responsáveis por este equilíbrio como um grupo e que socialmente devemos preservar o meio ambiente respeitando os ciclos da natureza.
Aprendi que como nossos antepassados contribuíram para a destruição do planeta, porque não tiveram a conscientização que temos hoje, cabe a nós, como educadores, passar aos nossos alunos a conscientização sobre a importância desta preservação para que a história construída seja outra e muito mais bonita é claro.
Outra relação muito importante é a da matemática com a noção do espaço que ocupamos e que muitas vezes não nos damos conta do quanto é importante no nosso cotidiano. Aprendi durante essa atividade, a planejar minhas aulas de uma forma que me detenha melhor em detalhes e que faça com que meus alunos possam observar e ter um olhar diferenciado sobre sua própria vida.

2 comentários:

Anônimo disse...

Interesting topics could give you more visitors to your site. So Keep up the good work.

Anônimo disse...

Whoever owns this blog, I would like to say that he has a great idea of choosing a topic.