21.6.08
Percorrendo o Caminho dos Antepassados
Quando comecei a elaborar as atividades de Estudos Sociais, não imaginava o quanto esta atividade poderia me proporcionar de prazer em ensinar.
Sempre gostei desta disciplina, porém particularmente os textos lidos em Teorias e Práticas de Aracy Antunes, Heloisa Menandro e Tomoko Paganelli, disponibilizados para elaborar a atividade, me deram o embasameno teórico fundamental quando cita que
"Os homens durante toda sua vida, de uma forma ou de outra, pertencem a uma sociedade e participam de diversos grupos. Mesmo procurando uma vida isolada, sempre terão consigo as marcas da vida social – ou seja, herança cultural do grupo."Esta parte do texto me fez trabalhar mais profundamente os grupos sociais e a história envolvendo o alunos num contexto social muito importante para uma melhor aprendizagem tanto minha como dos meus alunos.
Os alunos disponibilizaram de ferramentas práticas como foi como a elaboração do álbum cronológico que facilitaram a sua aprendizagem, os seus relatos e interações durante a realização das atividades, evidenciaram o quanto aprenderam sobre suas própria vidas.
Após realizarem as atividades do Álbum Cronológico, entreguei aos alunos um questionário para procurassem saber qual a origem de seus antepassados.
No momento em que os alunos trouxeram para sala e aula, as entrevistas que fizeram com seus pais e avós, descobriram fatos reais muito interessantes sobre sua própria história tornando-se parte integrante do contexto social a que pertencem.
Utilizando Mapas, Globo Terrestre, Atlas e ficha familiar, os alunos trabalharam em grupo e trocaram as informações contidas nas entrevistas observando as diferenças e semelhanças nas informações de seus antepassados.
Após esta atividade que deu uma excelente noção de tempo e espaço em que ocorreram os fatos, vi o quanto proporcionei aos meus alunos um autoconhecimento, trazendo-o diretamente para o conhecimento mais amplo da construção do próprio Estado.
É importante relatar também o quanto esta disciplina é importante para podermos desenvolver socialmente nosso trabalho em sala de aula porque são os pais que com sua herança social ensinam os princípios básicos para que a convivência em grupo seja harmônica.
E nada melhor para situar os aluno neste contexto mundial do que localizá-lo como parte do planeta através da atividade de matemática visualizando-se no Google Mapas. Esta atividade foi elaborada para trabalhar o meu plano de aula individual onde estava buscando uma atividade para trabalhar no laboratório de informática com os alunos.
Quanto a minha aprendizagem, foi muito relevante ver o quanto podemos fazer com que o aluno faça parte integrante da própria história da humanidade, tornando este fato vivencial de relevância fundamental para a nossa docência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário