23.4.10

Mestres


Estudando sobre meu Projeto de Estágio, percebo que os teóricos estudados durante minha graduação se fazem presentes diariamente em minha prática docente. Para Piaget, o comportamento do ser humano não é inato, nem resultado de condicionamentos. Para ele o comportamento é construído numa interação entre o ser humano e o meio em que este está inserido. Por este motivo, trago uma proposta onde os alunos deverão agir sobre o meio, tendo experiências vivenciais importantes na construção do conhecimento. Essa práticas pode ser vista em vários momentos da minha formação como: Ancestralidade, Esculturas, Sistema de Medidas e muitos outros registrados neste blog.

Outro princípio importante é em relação ao educador, porque segundo Freire, o educador ao ensinar aprende, havendo uma transferência de conhecimento entre educador e educando e esta experiência também faz parte do meu cotidiano como relatei em Nada Acontece Por Acaso . No seu livro Pedagogia da Autonomia, Freire nos diz que o professor não deve apenas transmitir conteúdos e sim ensinar a "pensar certo", a criticar o que ler, a pesquisar, a ser curioso ne acima de tudo respeitar os conhecimentos prévios dos alunos e suas experiências.
Estes princípios sempre fizeram parte da minha docência, só que antes era por amor a minha profissão e por sempre me colocar no lugar do aluno e imaginar como ele veria o mundo e a mim que estava lhe proporcionando buscar de uma forma diferente de construir o conhecimento, hoje, mudando meu conceito sei que estou amparada por grandes mestres da educação e com a certeza de estar no caminho certo da minha profissão.

Um comentário:

Beatriz disse...

Coisa boa ter é perceber e acolher bons companheiros e usufruir deles!! Um abração
Bea