16.4.09

Ancestralidade



É impossível falar de História sem fazer com que o aluno sinta-se parte integrante da mesma. Lendo o texto de Daniel Mundurucu -EM BUSCA DE UMA ANCESTRALIDADE BRASILEIRApara - realizar as atividades da Disciplina de QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO: SOCIOLOGIA E HISTÓRIA, achei muito importante a parte que diz que: Somos a continuação de um fio que nasceu há muito tempo atrás... Vindo de outros lugares... Iniciado por outras pessoas... Completado, remendado, costurado e...Continuado por nós. De forma mais simples, poderíamos dizer que temos uma ancestralidade, um passado, uma tradição que precisa ser continuada, costurada, bricolada todo dia.Por isso, alguns dias atrás, pedi aos alunos da 4ª série que fizessem um levantamento de sua ancestralidade, pedi que buscassem sua origem para poder proporcionar que eles fizessem o mesmo caminho de seus antepassados. Hoje então, em posse deste resultado de suas buscar através de entrevistas com seus pais, avós e bisavós, buscamos nos mapas, atlas e todas as formas de consulta geográfica das quais a escola dispunha, localizar os países ou cidades de onde vieram seus antepassados.
Após a exploração do material disponibilizado, alguns alunos escreveram o seguinte:

"Eu e meu amigo José Carlos, estavamos pequisando nos mapas e descobrimos que nossos antepassados eram de países vizinhos, Itália e França e que atravessaram o Oceano Atlântico para chegar em Porto Alegre"
Richard - 11 anos

" Hoje eu descobri muitas coisas interessantes em um trabalho da Profª Rosane como: nomes de cidades, países, a olhar os mapas e muitos outros"
Kiara - 9 anos

" Eu descobri que a minha avó veio de um país muito longe. Aprendi muitas coisas e conheci novas cidades e novos paíse e gostei muito de observar os mapas"
José Carlos - 9 anos

" Hoje eu descobri lugares interessantes, diferentes que não conhecia, me diverti muito com toda a turma nessa aula super legal. Descobri também qual foi o caminho que meus bisavós fizeram para vir da Itália para o Brasil"
Vitória Santarem - 9 anos

" Eu descobri muitas coisas interessantes, pois achei de onde minha avó paterna veio, gostei muito de olhar o mapa e ver o longo caminho que ela fez de Portugal até Porto Alegre. Foi muito legal...e por falar em vó, me deu uma saudade da vó Tereza"
Milena - 10 anos

" Hoje eu descobri que poder localizar o país de onde meu avô veio foi muito interessante e legal. Saber o longo caminho que meu avô fez por causa de um trabalho da profª Rosane"
Luiza - 9 anos
Montar o mosaico de etnias é algo fantástico.





Esta atividade é muito interessante porque começamos a falar sobre miscigenação das etnias e também falaremos sobre a colonização do RS e meus alunos saberão que fazem parte da construção deste Estado.

2 comentários:

Beatriz disse...

Rosane, que trabalho legal, com depoimentos que identificam que houve aprendizagem!! O primeiro depoimento é um exemplo muito bom disso. Busca, em outras ocasiões, que os depoimentos dos alunos sejam todos mais densos, tipo que coisas interessante descobristes? Que cidades descobristes? Por que as descobristes?Por que gostou tanto do tipo de trabalho? Temos que ir além do registro de sentimentos e nos fixarmos no registro de aprendizagens que foram provocadas. Valeu amiga!!
Por favor, mais registros!!
Um abração
Bea

Rosi disse...

Professora Rosane, como mãe quero dizer-te que é uma alegria imensa saber que meu filho está em boas mãos. Maravilhoso observa-los manusear mapas, discutir costumes , hábitos e origens. Parabéns!!!!