21.6.10
Piaget X Prática
Piaget acreditou e comprovou que o conhecimento vem das descobertas que a criança faz. Segundo ele
“O conhecimento não pode ser uma cópia, visto que é sempre uma relação entre objeto e sujeito”
As descobertas de Piaget tiveram grande impacto na Pedagogia, fazendo com que muitos educadores mudassem suas práticas docentes. Sendo sua, a teoria que inaugura a corrente construtivista de que o aprendizado é construído pelo aluno, foi um grande transformador de todos os tempos nas práticas pedagógicas do mundo inteiro. Piaget é hoje visto como um dos nomes mais influentes na educação. Durante meu estágio aprendi a aplicabilidade da teoria de Piaget de forma concisa e lúdica na sala de aula. Compreendendo agora que a sala de aula não é apenas um espaço de construção do conhecimento, é também um importante espaço lúdico onde a socialização e a troca de conhecimento é muito importante para o aluno e para o professor. É um espaço coletivo onde a mediação na pessoa do professor oportuniza a aprendizagem, tornando-se um referencial afetivo na figura de um amigo ou companheiro que tornará a aprendizagem prazerosa.
Educar, para Piaget, é “provocar a atividade” – isto é, estimular a procura do conhecimento. “Partindo deste princípio, trago a teoria para a minha sala de aula e na prática comprovo a importância do planejamento e do embasamento teórico na minha prática docente, onde através do lúdico os alunos podem desenvolver muitas habilidades e competências. Confeccionamos bonecos de alpiste onde os alunos podem observar o crescimento das plantas. Os bonecos ainda auxiliam no estudo dos seres com vida e sem vida. Feitos de meia calça contém serragem e sementes de alpiste dentro. Por fora, os bonecos foram enfeitados e caracterizados com as características do Zakumi (Mascote da COPA 2010). As crianças poderão acompanhar o crescimento das sementes de alpiste brotando e formando o cabelo do boneco molhando-os diariamente durante a COPA. Assim, percebem a importância da reciclagem de material e da água na vida das plantas, sem água não há vida!
“ O conhecimento não provém, nem dos objetos, nem da criança, mas sim das interações entre as crianças e os objetos”
Jean Piaget
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário