7.6.10

Planejamento Flexível

"Desde pequenas, as crianças observam o mundo e formulam perguntas acerca dele, com a intenção de entendê-lo. Pela experiência e pela interação com os objetos, fatos e pessoas, elas vão produzindo respostas que, certas ou erradas, não são construídas ao acaso. A experiência pode não ser profunda ou suficientemente extensa, apotencialidade dos seus pensamentos pode ser insuficiente para formular o que nós chamamos de uma teoria científica, mas o processo pelo qual as crianças observam o entorno, formulam perguntas, buscam respostas e desenvolvem seus entendimentos e explicações para o que observam é muito semelhante ao processo de investigação científica."(aprofundamento em compreensão)COSTA, Iris Elisabeth Tempel;MAGDALENA,Beatriz Corso; Faculdade de Educação/PEAD - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)



Na semana passada havia planejado passar o filme do REI LEÃO I, por se passar na África para poder falar sobre o país sede da COPA 2010. Para a realização da atividade de segunda-feira, dia 31/05, organizei a turma em círculo para o desenvolvimento da brincadeira "Batata-Quente" adaptada.

Foi entregue um saquinho de TNT aos alunos contendo fichas com gravuras de animais que circulou entre eles ao som da música da Xuxa que falava do som que os animais fazem. Ao cessar a música, a criança que estivesse com o saquinho, teria que sortear uma ficha e descrever oralmente o animal sorteado, suas características físicas observadas, questionando e comparando as diferenças existentes entre os animais terrestres, aquáticos, aéreos e anfíbios, podendo os colegas colaborarem com suas observações complementando a atividade e interagindo no grupo.

Quando a Júlia sorteou o leão, entre muitos questionamentos, o Wallison disse que o leão vem da África e quando questionei onde ficava a África, os alunos começaram a pensar em possibilidades até que o Wallison disse que: "África fica em Madagascar, não Madascar fica na África" essa observação ele fez por causa do filme "Madagascar" aproveitei este momento para perguntar o que acontecerá em breve na África e me responderam que aconteceria a COPA 2010. Inevitavelmente mudei meu planejamento e passei o filme. Todo este desenvolvimento foi possível devido a proporcionar em minha aula momentos de troca e reflexão importantes, oportunizando ao aluno que traga seus conhecimentos prévios e suas expreriências que ajudarão na construção do conhecimento de forma significativa.

(...) O sujeito que conhecemos através da teoria de Piaget é um sujeito que procura ativamente compreender o mundo que o rodeia, e trata de resolver as interrogações que este mundo provoca. Não é um sujeito que espera que alguém que possui um conhecimento o transmita a ele, por um ato de benevolência. É um sujeito que aprende basicamente através de suas próprias ações sobre os objetos do mundo, e que constrói suas próprias categorias de pensamento enquanto organiza seu mundo. (FERREIRO, Emília & TEBEROSKY, Ana , p. 26)

Nenhum comentário: