Segundo Paulo Freire “ensinar inexiste sem aprender e vice-versa” (FREIRE, 1996, p.26). Tal reciprocidade refere-se ao reconhecimento de que “quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender” (op. Cit., p.25)
A compreensão desta pequena citação de Paulo Freire merece aprofundamento a indissociabilidade da relação ensino-pesquisa enquanto complementaridade de tais relações. Na obra Pedagogia da Autonomia, é possível observar a explicitação do pensamento de Paulo Freire a respeito das relações ensino-pesquisa.
Seguindo Freire e dando continuidade ao Projeto "Seres Vivos - Conhecer para respeitar", esta semana fizemos uma visita ao Minizôo Palmira Goobi Dias no Parque da Redenção. Lá tivemos uma palestra muito bem ministrada com uma linguagem muitos especial para a melhor compreensão possível dos alunos em alfabetização, com brincadeiras e criando um ambiente muito agradável de aprendizagem aos pequenos, com o Sr Luiz Seixas, um especialista que trabalha com a Educação Ambiental do minizôo em um projeto desenvovido para trabalhar com escolas e nos proporcionou momentos maravilhosos através de Palestra e visita orientada ao Parque conscientizando os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente e dos animais.
Tivemos também a ajuda de um voluntário, o Sergio, que se propôs a ajudar neste passeio e que tenho certeza que se surpreendeu ao conviver com os alunos e com suas descobertas.
Também aprendi com meus alunos que o macaco e carnívoro e a diferença entre o jabuti e a tartaruga. Todos nós aprendemos muito nesta visita especial na semana do meio ambiente.
Após a visita, recebemos um material de apoio onde os alunos puderam no dia seguinte explorar o mapa do minizôo, assim como as espécies e a história do mesmo.
Ao montar um painel com o material, vi novamente o quanto meus alunos se tornaram interessados no tema proposto e o quanto aprenderam a trabalhar em grupo com autoria e respeito.
Um comentário:
Oi Rosane!
Falaste o quanto tu e teus alunos aprenderam com esta visita que, pelo que percebi, foi um sucesso; mas tu, enquanto estudante do Pead e realizando estágio, o que percebeu de mudanças na tua prática enquanto educadora? Houveram mudanças? O Pead contribuiu?
Continuamos nos falando:)
Abraços,
Vanessa
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