10.4.08

Análise de Portfólio - 2007












7.4.08

Recreio Dirigido



Lendo a mensagem postada no wiki de matemática, não pude deixar de relatar mais uma vez o quanto a nossa formação acadêmica está nos preparando para um futuro profissional melhor.
Quantas crianças, assim como o menino do texto de Jean Piaget, podem fazer suas descobertas a partir deste momento lúdico que proporcionamos as crianças da minha escola.
Juntamente com a orientadora Jussara e os meus alunos da 4ª série da minha escola Leopoldo Hoff, venho desenvolvendo um trabalho que sempre admirei da Profª Angelita Brazil, um exemplo de profissional para mim, que é o Recreio Dirigido.

2.4.08

Tecnologias na Educação: Qual é a lógica?


Prof. Nelson Pretto

Quando vi a intrevista do Prof. Nelson Pretto disponibilizada da wiki do Seminário Integrador IV fiquei impressionada com o esclarecimento recebido e o quanto estas informações nos levam a refletir sobre nossa caminhada no Pead.
Quando ele fala que a grande preocupação do curso a distância é a educação e que o que menos preocupa é em relação a distância, se torna uma ícone evolutiva o termo tecnologia.
Foi citado durante a entrevista que no mundo contemporâneo a tecnologia está presente, e isso se torna realidade se fizermos uma retrospectiva desta nossa caminhada dentro deste curso, basta visitar as postagens dos blogs, wikis e outros locais utilizados para ver o quanto o uso da tecnologia nos possibilitou e facilitou a aprendizagem e se tornou uma realidade em nossas práticas docentes.
Outro tópico importante citado pelo prof. é a questão da solidariedade. Quantas vezes, nesta nossa caminhada a solidariedade, colaboração e a generosidade fez-se presente e fundamental para o nosso crescimento profissional.
Aproveito este momento também para me transpor a aula de Estudos Sociais onde as professoras Ilda Jaqueline e Maria Aparecida nos levaram a repensar as nossas práticas docentes e reportá-las as nossas antigas mestras e suas posturas educacionais intocáveis e absolutas.
Gostaria de concluir esta postagem, afirmando que este curso nos leva a ser um profissional evolutivo e não estagnário no tempo e no espaço e acreditando que esta busca pelo novo será levada para toda a nossa vida docente.

1.4.08

4º Semestre - Início



Inacreditável que estamos entrando no 4ºsemestre de Pedagogia na UFRGS. Tantos foram os desafios e tantas vitórias que torna-se mágico o retorno.





Realizando o trabalho em grupo da disciplina Representação do Mundo pela Matemática, vemos o quanto nosso grupo de Alvorada é especial.
Rever as colegas após as férias foi maravilhoso, contamos novidades, trocamos informações e matamos um pouco da saudade que fica quando estamos longe de pessoas queridas.


Desejo a todos os professores, turoras e colegas um ótimo retornos com muitas trocas de aprendizagens.
Bjs
Rosane Beltrão

19.12.07

Bienal - Uma releitura em grande estilo!!!



Durante a visita a Bienal, nosso grupo tirou várias fotos e durante a elaboração do projeto, houve trocas entre o grupo muito significativas e que nos deram um suporte comprobatório muito grande e rico em detalhes e também nos possibilitou esta troca tão rica na socialização entre o grupo.
Posteriormente, anexamos as fotos da atividade dos alunos desenvolvendo uma releitura dos artistas vistos na Bienal para a montagem da mostra dos seus trabalhos na Bini Bienal, mais uma vez coloca-se em evidência a importância deste registro através da máquina digital.


Os alunos fizeram uma visita a 6ªBienal do Mercosul onde viram os trabalhos de vários artístas e tendo uma releitura toda pessoal, prepararam uma Mini Bienal onde apresentaram um trabalho especial misturando Arte e a Preservação do Meio Ambiente

17.12.07

Uso da Tecnologia

Esculturas com Sucata
Sempre gostei muito dos avanços tecnológicos que o mundo vem nos apresentando diariamente.
Para mim, a máquina digital foi um grande avanço tecnológico que veio a revolucionar as relações profissionais e pessoais.
Não posso deixar de citar que há dez anos atrás, minha sobrinha foi morar no Japão e que me mandava uma vez por ano fotos dela e de meus sobrinhos. Estas fotos vinham pelo correio, ou seja, levavam 1 mês para chegar aqui quando não eram extraviadas.
Hoje, mando fotos tiradas no mesmo dia e até na mesma hora.
Nas atividades desenvolvidas em sala de aula, no ambiente escolar e extra escolar, o registro destes momentos tornou-se uma deliciosa rotina que é sempre regularmente registrada no BLOG da minha Escola.
Como seria possível registrar de uma forma tão especial os nossos momentos juntos durante a ano letivo se não fosse com a a máquina digital.
Revendo alguns destes momentos, através dos slides que veremos a seguir, podemos ter nitidamente o caminho percorrido durante todo este ano letivo que chega ao fim.
Dia das Crianças


Acampamento Farroupilha


Festa da Primavera


FAT - Fórum Aberto de Trabalhos
Projeto: Preservar o Meio Ambiente é Renovar a Vida


Semana da Conciência Negra


Álbum de Natal
Meus alunos tocaram suas flautas na Festa de Natal onde os pais emocionados aplaudiram com muito orgulho de um trabalho realizado durante todo o ano letivo.

Quando olhamos o registro de alguns dos trabalhos realizados durante o Ano Letivo e que podemos fazer uma retrospectiva da nossa verdadeira docência.

Produção Textual - Teatro



Sempre tentei em minhas aulas, propor novas dinâmicas de trabalho, nas quais o principal objetivo era criar interesse nos meus alunos para tornar a aprendizagem agradável. Com este objetivo, trabalho com teatro, música, expressão corporal e tudo que possa tornar a aula um prazer coletivo.




Quando comecei a desenvolver a dinâmica de teatro onde os alunos deveriam representar através de posições estáticas, fotos imaginárias do seu cotidianos escolar, não imaginei que o resultado deste trabalho teria uma aprendizagem tão significativa. Sempre tive uma grande preocupação em relação a produção textual.
Produzimos semanalmente vários tipos de texto: livre, a partir de imagens, experiências, coletivos e indíviduais.


Durante muitos anos, sempre que apresentei uma proposta de teatro, apresentava um texto já pronto, apenas para desenvolver juntamente com o grupo os passos que deveríamos seguir para a realização do projeto.
Desta vez foi diferente, primeiro imaginamos e construímos uma imagem e a partir desta imagem começamos a trabalhar a produção textual.
O primeiro passo foi separar as turmas em grupos de quatro para que representassem cinco poses como se fossem fotos do seu cotidiano.
Após esta atividade, pontuei da seguinte forma a produção textual, já que as poses para fotos deveriam representar o cotidiano escolar dos alunos:
 1ª Foto – Saindo de casa seria a introdução da história, ou seja, o começo;
 2ª Foto – Durante o trajeto até a escola seria o desenvolvimeto da história, já que durante o trajeto até a escola se encontram muitas pessoas, colegas e situações diversas;
 3ª Foto – Durante a aula. Um acontecimento problema;
 4ª Foto – Durante o recreio. A solução deste problema;
 5ª Foto – Retorno para casa. Fim da história.
Resolvi então, montar no quadro um esquema para orientar a história:

 Esquema:
 Início (Introdução) – Primeira Foto
 Desenvolvimento – Segunda Foto
 Desenvolvimento – Terceira Foto
 Desenvolvimento – Quarta Foto
 Fim (Conclusão) – Quinta Foto

Começamos então a criar em grupo oralmente uma história fictícia, mas sem registro escrito.

Após o final da produção textual coletiva, pedi que cada aluno fizesse uma produção textual individual, contando um dia de rotina seu a partir do esquema que havia colocado no quadro para entregar e depois fizesse um desenho da mesma. Ao ler as produções textuais, notava-se já as mudanças na forma de construção das histórias da maioria dos alunos. Estas tinham seqüencia lógica e concordância sem muitas repetições.
Durante uma aula do Seminário Integrador, ao ouvir o depoimento da colega Izolete sobre uma atividade realizada com seus alunos, descobri o quanto é bom compartilhar idéias.
Não sabia exatamente o que fazer de atividade para dar continuidade ao trabalho de teatro desenvolvido, mas a idéia da colega foi fundamental para compor o meu trabalho.
Realizei novamente com os meus alunos uma produção textual coletiva onde entreguei uma folha de papel para que cada aluno participasse individualmente da construção de uma história a partir de uma gravura que estava disponibilizada para eles de uma cadelinha em um bosque. Cada aluno deveria escrever um parágrafo na folha para construir a história. Essa atividade foi muito semelhante a escrita coletiva que construímos no Seminário Integrador, só que em vez de ser editada no wiki, foi construída no papel.
Esta atividade é muito interessante porque todos participam da contrução do texto, preocupando-se com a concordância e o sentido lógico da estória sem desviar do seu foco principal.
Como nesta construção todos particiapam, existe uma integração social mais completa, aprendem a trabalhar em grupo e desenvolvem o senso crítico e respeito as diferenças de opinião e em outros sentidos.
Foi surpreendente o quanto o trabalho foi grandioso para um melhor entendimento de construção de um texto. Após a correção coletiva tudo pareceu mais claro para eles. Ao escrever o texto produzido no quadro, eles mesmos fizeram a correção também coletiva e foi quando se deram conta dos erros de ortografia, concordância e que a história tem que ter uma sequência lógica.
Durante todo o semestre, foram construídas muitas produções textuais baseadas nesta atividade e o resultado foi significativo porque as produções apresentadas tornaram-se ricas em vocabulário, evitando as repetições e tendo seqüencia lógica o que não havia anteriormente
E esse é o verdadeiro aprendizado.

13.12.07

Contação de Histórias

Durante a apresentação dos trabalhos na aula de Contação de Histórias, fiquei fascinada coma troca de experiências e o quanto é maravilhosos este convívio em grupo. Muitas foram as histórias e como é renovador lembrar do quanto somos criativos quando solicitados. Renova a nossa vontade de apresentar cada vez mais trabalhos que nos tragam uma nova aprendizagem para nossa prática docente.

9.12.07

Técnica do Passo

Música Aquarela de Toquinho


A atividade de música em que desenvolvi a técnica dos Passos de Lucas Ciavatta, em que o objetivo principal era fazer com que as crianças pudessem sentir o tempo e contratempo das músicas me emocionou muito. Como postei anteriormente em Passo...passo ...passo!!! ensinar música é vivencial. Pude durante a realização do exercício perceber a participação ativa de meus alunos.

Participação dos Alunos


Técnica do Passo

Houve um momento muito importante em que um aluno meu, após a aplicação da técnica, ou seja,no outro dia ouvi tocando flauta e lendo a partitura timidadamente, respeitando o tempo de cada nota. É preciso explicar que meus alunos já tocam flauta por observação, ou seja, me olhando. Embora sempre tenha disponibilizado a parte da teoria musical e tenha tentado mostrar o tempo de cada nota, foi evidente que essa aprendizagem tornou-se significativa por causa da técnica apresentada já que antes não tinham esta percepção tão evidente.
Meu aluno dando seus primeiros passo...

Este suporte teórico me proporcionou mais segurança para ministrar aulas de música e correr atrás do meu sonho de ver meus alunos lendo partituras e reproduzindo seus sentimentos através da música.

24.11.07

Reflexão - Caminhada PEAD




Ao iniciar a atividade do Relato de Experiências, resolvi também escolher uma das minhas postagens para fazer o mesmo exercício, me vi reavaliando a importância deste curso. Mostra-se inegavelmente a evolução que tivemos desde o início deste curso com as postagens feitas durante todo este processo de aprendizagem.
Ao reler tanto as minhas postagens, como os comentários feitos nelas, resolvi escolher justamente uma postagem atual por que vi alguns fundamentos necessários para a realização desta atividade, o que mostra o quanto evoluímos até o momento.

°A atividade escolhida foi Inventário Criativo da Disciplina de Teatro.
Esta atividade foi desenvolvida na minha escola com a minha turma de 4ª série.

°Escola: Escola Estadual de Educação Básica Monsenhor Leopoldo Hoff
Dados da Turma:
Série:
Nº de Alunos: 29
Turno: Tarde
Idades: entre 10 e 14 anos


Trabalhamos em sala de aula, já que minha sala é espaçosa e estava chovendo no dia em que foi realizada a atividade.
O material utilizado foi o de uso diário dos alunos já que foi representado cotidiano deles.

Objetivo: Que os alunos representassem através de 5 fotos, a sua rotina diária durante a semana para que posteriormente pudessem relacionar cada uma destas fotos ao processo de construção de uma produção textual.

Gostaria de relatar que sempre trabalhei com teatro a acredito ser essa uma das formas de aprendizagem em que se oportuniza ao aluno realmente ter um auto conhecimento relevante para se obter uma aprendizagem signicativa.

°Sempre que apresentei alguma nova proposta de teatro já vinha com o roteiro pronto para então desenvolvê-lo juntamente com os alunos durante a apresentação do mesmo.
Diante desta nova proposta, foi de relevante aprendizagem a aplicacão do exercício. Logo após o término da atividade. Tornou-se nítida a aprendizagem ao realizar a construção de um texto coletivo à partir de uma idéia da colega Izolete em que relatei na postagem idéias...idéias...idéias.... Após a construção do texto coletivo, fizemos a correção no quadro também coletiva e foi muito relevante para os alunos porque viram seus erros tanto de ortografia como concordância.

°Dando continuidade ao exercício de aprendizagem dos alunos, resolvi propor que construíssem uma nova produção textual indivídual à partir do exercício realizado com as fotos na aula de teatro. Obtive um resultado maravilhoso, comprovando assim que a aprendizagem foi significativa.

18.11.07

Relatos de Experiências

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
SEMINÁRIO INTEGRADOR III
Nome do aluno: Rosane Rodrigues Beltrão
Atividade:Relatos de Experiências
Pólo:Alvorada
Prof.ª Beatriz Corso Magdalena e Iris Tempel Costa
Tutoras: Daiane Grassi
Rosaura Karst N. Silva

Relato de Experiências

O Relato de Experiência que escolhi foi do Blog Colaborativo Copa do Mundo realizado com alunos de 7ª série sobre a Copa do Mundo postado e 25/05/2006.

ProfªGládis Leal dos Santos



O blog inicialmente foi desenvolvido por duas escolas de Joinville, SC onde a professora responsável foi Gládis Leal dos Santos. Porém mais tarde entraram escolas de Cataguases em Minas Gerais onde a responsável foi a professora Andréa e Belo Horizonte com a professora Rogéria. Totalizando então quatro escolas participantes.

CAIC - Prof Mariano Costa - Joinville - SC

E. M. Ada Sant'Anna - Joinville - SC


Instituto Francisco Peixoto - Cataguases - MG

Colégio Santo Antônio - Belo Horizonte - MG

Os objetivos alcançados podem facilmente comprovar que a experiência foi relevante quando a professora Gladis relata em 30/07/2006 que "Trabalhar em parceria com alunos de outras cidades, de outras escolas e realidades foi um verdadeiro exercício de cidadania. Aprendemos sobre os países, sobre as seleções e curiosidades da Copa, mas, principalmente, sobre trabalhar em equipe para um objetivo comum. Apesar de separados geograficamente estabelecemos uma parceria que muito nos motivou a construir novos conhecimentos." Isto prova o quanto foi positivo o resultado deste projeto desenvolvido pelas escolas participantes.

As evidências e argumentos utilizados na apresentação onde a professora Gládis declara em 25/05/2006 os objetivos do blog ficam muito claros ao relatar "Os alunos daqui estão pesquisando sobre os países participantes, inicialmente falando a respeito do futebol. Mais adiante ampliarão a pesquisa falando sobre aspectos culturais, históricos etc... . Estão fazendo as postagens sozinhos e aprendendo a formatar o texto no blog. Depois aprenderão a postar as imagens." Isto facilita muito a compreeesão de quais as intenções do professor. Mostra também qual a colaboração dos alunos e como se dará este processo de aprendizagem.

Escolhi este relato porque mostrou-se muito claro e objetivo quanto ao objetivo do projeto, seu desenvolvimento e seus participantes.

14.11.07

Passo...passo ...passo!!!



Na aula presencial de música tive a grata felicidade de poder compartilhar com meus colegas algo que venho buscando a muito tempo para me auxiliar nas aulas de flauta. Ao vivenciar a técnica do PASSO, vi-me transportada imediatamente para minha sala de aula como se já pudesse sentir a presença de meus alunos desenvolvendo tal método.
Sempre tive dificuldade em poder explicar a representação do tempo de cada nota, apenas através do som.
Mas agora não, torna-se muito claro através do método apresentado pela professora Cristina, que a musicalidade tem que ser vivenciada para que a sua aprendizadem seja significativa.

7.11.07

Ludicidade X Aprendizagem


Ao realizar a atividade da disciplina de Ludicidade, descobri que sou professora porque segui meus instintos. Ouvindo a entrevista da profª Tânia Fortuna tive a certeza de que segui o caminho certo ao brigar pelo recreio dirigido.
Ao seguir os passos da colega Angelita Brazil que me fez conhecer tão bem quais os efeitos do brincar na infância, estou podendo hoje não somente falar que brincar é importante, mas sim, com o embasamento teórico acadêmico provar que brincar é coisa séria.
Sempre soube instintivamente que brincar era importante , mas como não sabia onde buscar teorias para fundamentar meu trabalho, as vezes ouvia algumas coisas desagradáveis que me faziam questionar o meu trabalho como educadora.
Muitas colegas diziam que eu apenas fazia teatro, música e BRINCAVA em sala de aula, mas que aula mesmo eu não dava.
Hoje, após ouvir a entrevista da Profª Tânia, posso afirmar que o meu instinto nunca falhou e como é bom ter a certeza de que seguí-lo foi o melhor dos caminhos.

31.10.07

Contos de Fadas

glitters para orkut
RecadosOnline.com">
RecadosOnline.com" border="0" alt="" />


Lendo o texto sobre Contos de Fadas, tive uma outra visão sobre os clássicos.
Nunca tinha imaginado que os contos de Fadas fossem contos populares que tivessem releituras que podem ter percorrido várias regiões do mundo e com isso tivessem sofrido alterações profundas desde a sua criação.
Sempre que apresentei os clássicos, trabalhei temas que via como fundamentais e hoje vejo como superficiais.
Vejo agora, após a releitura deste tema, que posso trabalhar inclusive sexualidade com eles e que o que me parecia infantil, pode me ajudar a fundamentar este trabalho com a 4ª série.
Mais uma vez vejo o quanto o embasamento teórico é fundamental para a nossa formação.

21.10.07

Trabalhando com a Arte


Sempre achei que uma obra de Arte era intocável, que não se poderia alterar a expressão de um artísta.
Tive um acesso a cultura muito feliz. Porém na minha construção de conhecimento, seria um ato "irresponsável" realizar alterações, uma obra de arte foi feita para ser apreciada e não alterada.
Durante a realização da Atividade de Artes sobre a releitura da obra de Diego Velazquéz, tive que ir contra esta minha concepção e tornou-se um ato muito difícil e estudado, mas compensador. Gostei muito do resultado.
Vejo-me então com coragem agora de propor esta releitura aos meus alunos de obras de outros artísticas renomados e de importância inominável mas não intocável.

Idéias...Idéias...Idéias...


Durante a última aula do Seminário Integrador, ao ouvir o depoimento de uma colega sobre uma atividade realizada com seus alunos, descobri o quanto é bom compartilhar idéias.
Não sabia exatamente o que fazer de atividade para dar continuidade na atividade de teatro, mas a idéia da colega foi fundamental para compor o meu trabalho.
Realizei com os meus alunos a produção textual coletiva e foi surpreendente o quanto o trabalho foi grandioso para um melhor entendimento de construção de um texto. Após a correção coletiva tudo pareceu mais claro para eles. E esse é o verdadeiro aprendizado.
Não tenho muito tempo para visitar os blogs das colegas e ler a lista, estou sempre correndo e parece que estou sempre atrasada, mas com o depoimento da colega, comecei a mudar minha atitude em relação ao tempo.
Muitas vezes, lia somente o começo do e-mail, se achava não ser importante para a realização de alguma atividade, nem lia o resto, não por achar menos importante, mas para não atrasar minhas postagens. Mas apesar de ter me atrasado um pouco esta semana, estou tentando me organizar
Estou tentando dividir melhor o meu tempo para poder ler as idéias das colegas e também compartilhar as minhas leituras.
Tenho certeza que este compartilhar será ainda melhor para a nossa formação acadêmica.
Este grupo é maravilhosos!!!

18.10.07

Evidências X Argumentações = Mudança



Após ver o filme "12 Homens e uma Sentença", comecei a ter um olhar mais crítico sobre as minhas próprias atitudes.
Outro dia em uma reunião "RELÂMPAGO" pedagógica no final da tarde, o que é comum na minha escola, tive uma atitude mais ponderada da que normalmente tinha nestas situações.
Como minha vida é cheia de compromissos, não muito diferente de todas as colegas deste curso, para que as coisas aconteçam sem comprometimento, tenho minha vida cronometrada, tabulada e organizada com horários e tabelas que tem que ser cumpridas dentro do proposto.
Quando tem estas reuniões sem prévio aviso fico totalmente desorientada. Quero que os assuntos sejam logo decidido, sem muitas explicações porque diariamente tenho alunos particulares me esperando logo que saio da escola em minha casa.
Com o tempo calculado, sei exatamente quanto tempo levo da escola, passando na padaria, chegando em casa e tomando um café de 10 min.
Quando tem estas reuniões, nunca é de apenas 10 minutos, chego em cima da hora e nem na padaria consigo passar, ou seja, só vou parar às 20h30min quando o último aluno sai.
Neste dia, baseada no filme, me vi como o homem que queria ver o jogo sem se preocupar qual a sua real função naquele tribunal de juri.
Normalmente sou uma das primeiras a chegar e sempre que possível, explico a minha situação que é aceita pelo pedagógico e solicito que no outro dia me passem o que foi decidido. Mas a realidade é que não estou exercendo a minha função de ajudar muitas vezes o grupo a decidir assuntos importantes para o bom andamento da escola. Não participando corretamnete das reuniões, tenho apenas que acatar a decisão do grande grupo sem ao menos ter opinião ou de argumentar quando há discordâncias dentro do proposto.
Após ver o filme, mudei de atitude, naquele dia liguei para casa e pedi que minha filha solicitasse aos meus alunos particulares que chegassem 30min mais tarde. O que ocorreu sem grandes transtornos.
Muitas vezes é preciso reavaliar o que realmente é importante!!!

10.10.07

Começando Atividades de Teatro




1ª Parte
Sempre trabalhei com teatro em minhas aulas, até viajei com meus alunos apresentando peças maravilhosas que escrevi e dirigi em vários locais diferentes na capital e no interior do RS.
Mas o grande desafio após a aula presencial de teatro foi não começar por um roteiro pronto antes de começar uma nova proposta de representação.
Dei início a atividade exatamente como o professor fez na aula presencial e o resultado foi maravilhoso. Aproveitei o exercício para ensinar como realizar bem uma produção textual à partir das "fotos" que os alunos montaram. Estamos desenvolvendo ainda o trabalho, mas já dá para sentir que mudei meu comportamento em relação a trazer um roteiro pronto, criando juntamente com os alunos uma nova proposta de teatro onde todos participam da montagem de qualquer roteiro.
2ª Parte
Durante a última aula do Seminário Integrador, ao ouvir o depoimento da colega Izolete sobre uma atividade realizada com seus alunos, descobri o quanto é bom compartilhar idéias.
Não sabia exatamente o que fazer de atividade para dar continuidade na atividade de teatro, mas a idéia da colega foi fundamental para compor o meu trabalho.
Realizei com os meus alunos a produção textual coletiva onde distribuí uma folha de papel para que cada aluno participasse individualmente da construção de uma história à partir de uma gravura que estava disponibilizada para eles. Essa atividade foi muito semelhante a escrita coletiva que construímos no Seminário Integrador, só que em vez de ser editada no wiki, foi construída no papel. Foi surpreendente o quanto o trabalho foi grandioso para um melhor entendimento de construção de um texto. Após a correção coletiva tudo pareceu mais claro para eles. Ao escrever o texto produzido no quadro, eles mesmos fizeram a correção também coletiva e foi quando se deram conta dos erros de ortografia, concordância e que a história tem que ter uma sequência lógica.E esse é o verdadeiro aprendizado.

9.10.07

Meus marcadores



Estou cada vez mais fascinada com este curso. Gostaria de ter mais tempo para poder visitar todos os espaços disponiobilizados, olhar todas as sugestões de sites e poder explorar este universo tão fascinante de internet. Mas por enquanto vou compartilhando com vocês minhas aprendizagens.
A seguir colocarei os marcadores das respectivas disciplinas desenvolvidas durante este terceiro semestre.

Seminário Integrador - SI III
Artes Visuais - AV
Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem -LITERATURA
Música na Escola -MÚSICA
Teatro e Educação - TEATRO

26.9.07

Feliz Retorno!!!



Que maravilha retornar com a perspectiva de atividades tão importantes onde as manifestações culturais de vários estilos serão degustadas nas formas mais profundas do conhecimento.
Sinto-me gratificada em fazer parte desta Universidade que nos proporciona esta oportunidade tão especial.
QUE FELICIDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

13.9.07

Festa dos Calouros!!!

Tem certos momentos que são inesquecíveis na vida da gente, e esta festa foi muito especial porque estar entre pessoas maravilhosas é um previlégio.