


1ª Parte
Sempre trabalhei com teatro em minhas aulas, até viajei com meus alunos apresentando peças maravilhosas que escrevi e dirigi em vários locais diferentes na capital e no interior do RS.
Mas o grande desafio após a aula presencial de teatro foi não começar por um roteiro pronto antes de começar uma nova proposta de representação.
Dei início a atividade exatamente como o professor fez na aula presencial e o resultado foi maravilhoso. Aproveitei o exercício para ensinar como realizar bem uma produção textual à partir das "fotos" que os alunos montaram. Estamos desenvolvendo ainda o trabalho, mas já dá para sentir que mudei meu comportamento em relação a trazer um roteiro pronto, criando juntamente com os alunos uma nova proposta de teatro onde todos participam da montagem de qualquer roteiro.
2ª Parte
Durante a última aula do Seminário Integrador, ao ouvir o depoimento da colega Izolete sobre uma atividade realizada com seus alunos, descobri o quanto é bom compartilhar idéias.
Não sabia exatamente o que fazer de atividade para dar continuidade na atividade de teatro, mas a idéia da colega foi fundamental para compor o meu trabalho.
Realizei com os meus alunos a produção textual coletiva onde distribuí uma folha de papel para que cada aluno participasse individualmente da construção de uma história à partir de uma gravura que estava disponibilizada para eles. Essa atividade foi muito semelhante a escrita coletiva que construímos no Seminário Integrador, só que em vez de ser editada no wiki, foi construída no papel. Foi surpreendente o quanto o trabalho foi grandioso para um melhor entendimento de construção de um texto. Após a correção coletiva tudo pareceu mais claro para eles. Ao escrever o texto produzido no quadro, eles mesmos fizeram a correção também coletiva e foi quando se deram conta dos erros de ortografia, concordância e que a história tem que ter uma sequência lógica.E esse é o verdadeiro aprendizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário