3.10.09

VIVARTE - FAT - 2009



Esta é uma época muito especial para mim, estamos nos preparando para mais um FAT - Fórum Aberto de Trabalho da minha escola. Este ano, tive uma certa dificuldade em escolher o tema que apresentar porque faço questão que seja um momento de mostrar as produções dos meus alunos, este momento é de apresentar trabalhos construídos por eles. Normalmente minhas aulas são muito vivênciais e como está no texto de Magdalena e Costa

"Desde pequenas, as crianças observam o mundo e formulam perguntas acerca dele, com a intenção de entendê-lo. Pela experiência e pela interação com os objetos, fatos e pessoas, elas vão produzindo respostas que, certas ou erradas, não são construídas ao acaso. A experiência pode não ser profunda ou suficientemente extensa, a potencialidade dos seus pensamentos pode ser insuficiente para formular o que nós chamamos de uma teoria científica, mas o processo pelo qual as crianças observam o entorno, formulam perguntas, buscam respostas e desenvolvem seus entendimentos e explicações para o que observam é muito semelhante ao processo de investigação científica." (Iris Elisabeth Tempel Costae Beatriz Corso Magdalena)


E foi pela observação e interação do grupo desde a disponibilização das classes que este trabalho se tornou tão especial. Trazendo ao conhecimento dos meus alunos a vida de Cândido Portinari, um pintor que iniciou sua carreira aos 9 anos e de classe desfavorecida, consegui fazer com que meus alunos se identificassem com o mesmo pelas diversas semelhanças em ambos os casos. Ao perceber que muitos alunos tinham desenvolvido interesse pela história da arte, resolvi ousar. Mostrei a eles, Pablo Picasso, Leonardo da Vinci e Di Cavalcanti. O mais interessante foram as intevenções que eles fizeram me questionando sobre vários aspectos sociais da vida destes pintores e buscando conhecer melhor os mesmo para poder esclarecer muitas dúvidas. Tratamos de brincadeiras e brinquedos antigos, linguagem, comportamento, inclusão, preconceito, escravidão, enfim poderia citar muitos assuntos interessantes que foram discutidos. Achei interessante também a sugestão de uma aluna de colocarmos o nome da mostra de VIVarte est nome sugerido pela Silvia (10 anos) mostra bem o que foi e está sendo esta experiência, segundo ela Viver + Arte. Mas é como Helvecio postou no fórum do EJA

"Motivar nossos educandos implica e primeiro nos motivarmos a nós memos. Esta é a nossa primeira conquista. Para tanto, é necessário que estejamos abertos ao novo e ao diferente. É preciso, ainda, entender que o conhecimento universal é uma forma de entendimeto da realidade e de formação da legítima cidadania. Entender o educando em seus limites e potencialidades é algo fundamental"

E este foi um ponto fundamental neste trabalho, estive motivada o tempo todo pelos alunos porque via crescente o interesse deles buscando cada vez mais se apropriar de um conhecimento que parecia tão distante da sua realidade " A Arte" que move o mundo, os sentimentos e a vida expressa da maneira mais sublime.

Na semana que vem trabalharemos com esculturas...e então publicarei mais alguns trabalhos destes artístas plásticos tão especiais na minha vida.

"Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos"

Paulo Freire

Um comentário:

Iris disse...

Olá, Rosane

Belo trabalho! Vou aguardar as imagens das esculturas e quem sabe uma avaliação dos teus próprios alunos em relação a todas estas atividades. Já pensaste em produzir pequenos vídeos, nos quais eles falam sobre o que aprenderam? Se não podes fazer vídeos, que tal fotos de frases que escreveram sobre isso? Abra@os