


Esta manhã fui surpreendida pelo sorriso confiante do meu aluno com um crânio de um animal de tamanho grande. Quando abrimos espaço para que os alunos sejam participativos e confiantes na busca do conhecimento, a aula se torna muito mais agradável. Quando abri a sacola que ele trazia, me surpreendi com a peça e é claro que meu planejamento se modificou na hora. Segundo nossos estudos, o plano não pode ser fechado, é preciso ter uma certa flexibilidade para oportunizar a participação dos alunos e não disperdiçar momentos especiais de pesquisa como este. Levei esta peça para os alunos da tarde poderem desfrutar de tão vailoso momento de aprendizagem.
Quando coloquei a disposição para os alunos poderem estudar, a surpresa foi enorme, questionando de qual animal seria, surgiram muitas possibilidades, dragão, dinossauro, zebra e muitos outros, porém era a ossada de um cavalo. Quando exploramos como poderia ser classificado este animal, sem tituber disseram: terrestre, mamífero e muitas outras classes. Porém um aluno disse que era aquático, perguntei então se o cavalo nadava e ele me surprendeu com a seguinte resposta: - Claro que nada, o cavalo marinho nada! Adorei e é claro que também o classificamos como aquáticos.
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)
Um comentário:
Oi Rosane, que legal!! É um bom momento para falar no cavalo marinho como peixe e o cavalo como mamífero. Desafiá-los a encontrar respostas para, por exemplo, por que o cavalo marinho não pode viver fora da água e o cavalo não pode viver na água? É o momento de não deixar escapar uma informação erquivocada. Gostei do imprevisto. dá uma olhada no blog da Tati Roland que fizemos uma discussão bem grande sobre imprevisto e improviso.
Um abração
Bea
Postar um comentário