11.12.10

Reflexão Final - Blog/ Portfólio





Enfim estou me formando, fazendo uma reflexão sobre estes 4 anos e meio de formação, busco em minhas lembranças o início deste curso onde trabalhar com blog,pbwork e tantas outras novidades deste surpreendente recurso da tecnologia moderna parecia assustador. Lembro-me do dia em que prestamos vestibular e a Tatiana minutos antes de realizar a prova nos disse: - E aí já escolheram o vestido do baile de formatura? Pois é Tati, chegou a hora.
Parecia um sonho tão distante, noites em claro, muitas leitura,a paciência e o conflito com a família, afinal todos foram pegos neste PEAD. Mas tudo valeu a pena, estamos no fim de um curso e no começo de uma nova etapa, afinal estamos sempre renovando nossas vidas.
Lembro-me também de um momento muito importante quando relatei emocionada em uma das primeiras apresentações que estava orgulhosa de fazer parte da UFRGS porque em muitos momentos de minha vida profissional sofri preconceito por ter apenas o magistério, como se fosse menos profissional que outras colegas.
Em alguns momentos confesso que quase desisti, achei que não aguentaria tantos trabalhos, postagens e compromissos com a UFRGS e neste momento o seminário integrador se fez presente onde integrados, as professoras tutoras e colegas se fizeram amigos de uma forma muito especial e não permitiram que eu desanimasse.
Quem fala que ensino a distância é fácil engana-se,pura falta de informação. Nossa formação é impecável, o que não poderia ser diferente tendo a UFRGS como entidade formadora. Quanta competência teve toda a equipe do curso.
Em relação a minha prática docente, tenho propriedade para afirmar que o embasamento teórico do curso contribuiu de forma significativa para melhorar minha prática pedagógica, propondo um melhor aprendizado aos educandos.
Contextualizando minha prática, motivo de forma muito significativa meus alunos, possibilitando que se tornem autores, questionadores, pesquisadores investigativos e curiosos.
Propondo uma relação entre a prática e as teorias sobre educação percebo ter um olhar diferenciado sobre o nosso cotidiano escolar, onde a presença da teoria torna a prática um importante instrumento de aprendizagem significativo para o educando.
Sendo assim, encerro este curso, sem encerrar o blog com Freire(2000)

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressista, se estamos a favor da vida e não da morte, da eqüidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver plenamente a nossa opção. Encarná-la, diminuindo assim a distância entre o que fizemos e o que fazemos. ( p. 67)"

Um comentário:

Fernanda Ribeiro disse...

Olá minha professora querida! Não sabia que você tinha blog achei muito bacana. Um grande beijo e muito obrigada pelo seu sincero carinho que tens por mim.