29.3.09
I Encontro de Pesquisa em Educação Musical - GEMUS/UFRGS
Participei no sábado I Encontro de Pesquisa em Educação Musical - GEMUS/UFRGS, foi maravilhoso, confesso que me atraiu o fato de se tratar de um assunto relacionado a música que é uma das minhas grandes paixões e da qual me fiz profissional como cantora.
Mas pensar em participar de um encontro no sábado o dia todo me fez quase desistir pelo fato de trabalhar na sexta-feira a noite, mas resolvi tomar coragem e apesar de ir dormir as 4hs da manhã, após o trabalho, acordei cedo e 8hs estava lá. Foi um encontro encantador, não senti nem sono porque o assunto se referia aos contos e cantigas infantis além de outros assuntos relacionados a música. Mas o que mais achei interessante foi a fala da professora Leda Maffioletti, a qual já tivemos o privilégio de sua presença em uma de nossas aulas de música,relatar a importância de preservarmos a nossa identidade cultural através das cantigas de roda, de ninar e contos infantis que vem sendo modificadas como passar dos anos. Segundo a sua fala, o folclore é a identidade de um povo e em identidade não se pode mexer e muito menos modificar a história de um povo que trás em sua música, parte relevante de sua construção hereditária e cultural.
No momento em que a profª Leda estava falando reportei-me imediatamente a nossa última aula presencial, onde a profª Marilene Parré nos leva a refletir sobre a importâncias de valorizar a nossa cultura e o quanto os registros históricos nos são de suma importância para a preservação da humanidade e o quanto é passado de geração em geração através de relatos de nossos antepassados.
Nós como educadores, temos por obrigação passar a essa nova geração, que passa pelas nossas mãos, a importância do nosso folclore e do conhecimento da história através da música.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário