9.6.09

Kant -




O homem é a única criatura que precisa ser educada. Por
educação entende-se o cuidado de sua infância (a conservação,
o trato), a disciplina e a instrução com a formação.
Conseqüentemente, o homem é infante, educando e discípulo.

KANT, Immanuel (1724-1804)

Lendo o texto de Kant para realizar a atividade de Filosofia, percebo que o autor ao relatar que "O homem não pode se tornar um verdadeiro homem senão pela educação. Ele é aquilo que a educação dele faz." vejo uma relação direta com o texto de Adorno "EDUCAÇÃO APÓS AUSCHWITZ" porque quem criou aqueles nazistas, quem deu a formação necessária para que executassem tal barbárie?
E a nós, educadores qual a nossa parte para evitar que novas barbáriers aconteçam?
Como diz Kant "Note-se que ele só pode receber tal educação de outros homens, os
quais a receberam igualmente de outros. Portanto, a falta de disciplina e de instrução em certos homens os torna mestres muito ruins de seus educandos. Se um ser de natureza superior tomasse cuidado da nossa educação, ver-se-ia, então, o que
poderíamos nos tornar. Mas, assim como, por um lado, a educação ensina alguma coisa aos homens e, por outro lado, não faz mais que desenvolver nele certas qualidades, não se pode saber até aonde nos levariam as nossas disposições naturais. Se pelo menos fosse feita uma experiência com a ajuda dos grandes e reunindo as forças de muitos, isso solucionaria a questão de se saber até aonde o homem pode chegar por esse caminho. Uma coisa, porém, tão digna de observação para uma mente especulativa quanto triste para o amigo da humanidade é ver que a maior parte dos grandes não cuida senão de si mesma e não toma parte nas interessantes experiências sobre a educação, para fazer avançar algum passo em direção à perfeição da natureza humana.


É preciso acordar e perceber que somos formadores de opinião e que hoje, o nosso maior desafio é formar homens que tenham o sentido de cidadania consciente de seus atos.

Nenhum comentário: