24.10.10

Semestre VI - 2009/01



Este foi o semestre onde trabalhar em grupo com PA demonstrou o crescimento do grupo, com trocas significativas, aprendemos a respeitar as opiniões e a colaborar de uma forma que o grupo pudesse crescer e aprender cada vez mais. O diário de bordo demonstrou a importância do registro de nossas trocas, onde concluiu-se que a poluição sonora gera diversos efeitos indesejáveis como perda de audição e aumento da pressão arterial (efeitos fisiológicos), incômodos (efeitos psicológicos), stress, tensão, queda do desempenho, interferência com a comunicação oral, irritação e influência na tomada de decisões, por isso, o ruído é um mal invisível que deve ser constantemente combatido.
O desafio de trabalhar com alunos com necessidades especiais e o medo do desconhecido nos fizeram mais uma vez descobrir a importância da formação. Foi importante conhecer as leis que amparam esses educandos, mesmo sabendo que o governo não tem conseguido garantir a democratização do ensino, permitindo o acesso, a permanência e o sucesso de todos os alunos do ensino especial na escola. Não é a lei que irá garantir a inclusão do aluno com necessidades especiais na escola e sim, atitudes e recursos que nos permitam trabalhar com essas necessidades, não nos adianta ter "boa vontade", na prática é preciso ter condições para realizar o trabalho trabalho de forma que sua aprendizagem seja realmente significativas. Neste semestre falei sobre a Carla (40 anos), uma aluna com necessidades especiais e seus progressos, que hoje está lendo e escrevendo, inclusive se comunicando com parentes de Minas Gerais por carta.
A arte teve seu momento especial, trabalhamos com teatro e pintura, onde ao trabalhar as cores primárias e secundárias, se pode ter a noção da miscigenação das várias etnias no mundo.
Porém o momento de mais emoção a apresentação do projeto que apresentamos no dia 28/05 no
5º Salão de Educação a Distância ,a colega Rosária Moraes e Marion Castro e eu.
Nosso Projeto Temático falou sobre a Tecnologia na Vida Adulta e o nosso relato foi emocionante porque além de autoras do projeto, pudemos relatar as nossas próprias experiências como parte integrante de um grupo que desafiou o tempo e foi obrigado a conhecer o mundo da tecnologia.



Em filosofia, percebemos o quanto somos importantes como formadores de opinião e que o nosso maior desafio é formar homens que tenham o sentido de cidadania conscientes de seus atos.
Mas o que pude concluir é que consegui realizar esta análise porque registrei no meu blog momentos importantes da minha aprendizagem e que foram reflexivos e conclusivos.

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Parabéns Rosane pela participação e apresentação no 5º Salão de Educação a Distancia na UFRGS, a postagem ilustrada com slide ficou ótima.
Quanto ao aprendizado e o envolvimento com a pesquisa para o PA, o que trouxe de contribuição para o desenvolvimento na tua prática pedagógica e para o teu estágio?
Sempre nos comunicando, ok!

Com carinho,
Grace Maria