22.11.10

VII - Linguagem e Educação




Este foi um semestre onde a arte teve sua glória, os momentos onde o artista na pessoa do aluno se misturava aos grandes mestre da arte.
Trabalhando também os contos de fadas, a magia estava presente em cada cantinho, em cada gesto onde a linguagem da alma falava o tempo todo. Quando proporcionamos a criança momentos de leitura nas suas mais diversas formas estamos abrindo o caminho do encantamento de interpretar o mundo de várias formas.
Segundo Gurgel(2000)Revista Nova Escola. Agosto 2009.

"Também o elemento da dramatização é incorporado pelos pequenos no contato com narrativas", diz Lélia Erbolato Melo, linguista da Universidade de São Paulo (USP). "Eles vão percebendo e incorporando os ingredientes que tornam as histórias interessantes, como a ação, os conflitos e o inesperado, e trazem isso para aquelas que contam." Além disso, o acesso a textos tem um papel importante no amadurecimento afetivo dos pequenos, garantindo que ampliem seu universo de experiências para além do que podem observar no seu cotidiano. "Ao ouvir histórias, a criança cria hipóteses sobre como se sentiria se estivesse frente aos mesmos dilemas e situações do personagem", diz Gilka. "Para os menores, é natural que essa vivência, tão forte, seja incorporada às narrativas que constroem na forma de casos."

E como estudante de pedagogia sei que o melhor caminho é construíndo, vencendo desafios, buscando o conhecimento e sendo aprendiz sabendo beber a sabedoria do mais inocente dos mestres...a criança.

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Rosane a postagem com as ilustrações de slides estão fantásticas. Veio-me a memória o período que juntas trabalhamos, não na interdisciplinaridade, mas na mesma escola, pois sempre admirei com encantamento o trabalho de teatro que desenvolvia junto aos alunos.
O PEAD trouxe mais ferramentas para somar ao teu aprendizado de artista e saber despertar na vivência do teu fazer pedagógico.
Parabéns!

Com carinho,
Grace Maria