Sempre em minhas aulas procuro fazer com que os alunos busquem mostrar a sua aprendizagem em forma de arte, então resolvi desafiá-los pedindo que criassem em grupo uma história e a representassem com liberdade de escolha de qualquer forma (teatro, poesia, maquetes...) o resultado foi maravilhoso.
meu objetivo com esta atividade era desenvolver a escrita para trabalhar as partes principais da produção textual onde perceberiam a importância de um texto ter começo, meio e fim.
Por uma semana, disponibilizei meia hora por dia por uma semana para se reunirem em seus grupos, montados por afinidade, para organizarem sua apresentações.
Havia no grupo um líder, escolhido por eles que deveria organizar a responsabilidade de cada um dentro do grupo.
Hoje, após refletir sobre a atividade, vejo que além do registro posterior de como a atividade se desenvolveu, poderia te pedido que montassem uma Diário de Bordo como estamos fazendo para registrar nossa participação no PA.
Mas mesmo assim, fico orgulhosa em saber que proporcionei a eles uma emoção e um aprendizado que faz a diferença.
"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
( Carlos Drummond de Andrade )
Um comentário:
Lembro bem da empolgação do José carlos, pra realizar esta atividade. Ficou ensaiando as palavras pra apresentar seu cartaz. Já estava até dando aulas de reciclagem. parabéns por tu sempre proporcioná-los criar e aprender com satisfação.
Estou muito satisfeita de ser vc Rosane Beltrão a professora d emeu filho.
Rosi
mãe de José Carlos- T. 42
Postar um comentário