24.5.09

Descobrindo a Arte das Cores




Esta semana vi meus alunos do 2º ano da manhã, olhando muito interessados o painel de Arte feito com trabalhos da 4ª série da tarde sobre as cores primárias e secundárias.
Resolvi então mudar meu planejamento e explorar o ponto de interesse dos meus alunos do segundo ano, pedindo que olhassem bem o painel e que fizessem uma releitura do que viram em forma de reprodução individual.


A releitura é muito importante porque mostra através de sua individualidade a interpretação em forma de arte.
Segundo Piaget:

Quanto mais se constróem estruturas de assimilação mais se abrem possibilidades para aprender. Por outro lado, quanto mais se aprende, mais se constroem estruturas de assimilação, o que garante condições para novas assimilações. Nesse processo, percebe-se a síntese continuada entre as condições estruturais do sujeito (continuidade) e as condições do meio, físico ou social (novidade): “A assimilação funciona como um desafio sobre a acomodação a qual faz originar novas formas de organização” (BECKER, 2001, p. 20-1).

Vi alunos que nunca se interessavam em pintar e até não gostavam muito de atividades assim tendo interesse em mostrar a sua arte. O resultado foi magnífico.

" O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança
descobrir. Cria situações-problemas".

( Jean Piaget )


Nenhum comentário: