17.5.09
Inclusão Social
Participando do Fórum 1: Educação Especial: histórias e políticas, vejo que não estamos preparados para receber alunos com necessidades especiais, porém, como relata o texto "HISTÓRIA, DEFICIÊNCIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL de Arlete Aparecida Bertoldo Miranda, onde a lei garante a obrigação do país em prover a educação, é publicada, em dezembro de 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, cita a extensão da oferta da educação especial na faixa etária de zero a seis anos; a idéia de melhoria da qualidade dos serviços educacionais para os alunos e a necessidade de o professor estar preparado e com recursos adequados de forma a compreender e atender à diversidade dos alunos.
O problema, é garantir que essas conquistas, expressas nas leis, realmente possam ser efetivadas na prática do cotidiano escolar, pois o governo não tem conseguido garantir a democratização do ensino, permitindo o acesso, a permanência e o sucesso de todos os alunos do ensino especial na escola.
Nos falta preparo, especialização, apoio físico e pedagógico a assim caímos na infeliz realidade de que em vez de ajudar os alunos, os prejudicamos por não poder atender suas necessidades, muitas vezes prejudicando seu crescimento e aprendizado.
Não é a lei que irá garantir a inclusão do aluno com necessidades especiais na escola e sim, atitudes e recursos que nos permitam trabalhar com essas necessidades, não nos adianta ter "boa vontade", na prática é preciso ter condições para realizar o trabalho trabalho de forma que sua aprendizagem seja realmente significativa.
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