14.6.09
Barulho na Escola
Realizando as pesquisas para o nosso PA, percebi como educadora, que o barulho na escola é um dos fatores que causam distração, irritação e muitas vezes são causadores também de repetências. Os alunos parecem cada vez mais agitados e gritando. Por vezes percebemos até mesmo agressões porque parecem estar sempre gritando e muitas vezes para nos fazer ouvir é necessário abafar suas gritarias com métodos alternativos como apagar a luz até que o grupo entenda qual o objetivo da atitude de nossa atitude.
As pesquisas realizadas indicam que o Barulho no ambiente escolar pode desencadear um processo de sintomas que algumas vezes podem levar o educador (a) a licenciar-se. Conforme Barros et al. (2008): “Em função do barulho excessivo, muitas atividades de sala de aula são prejudicadas. Grande parte dos professores prefere realizar suas tarefas fora de sala de aula. Algumas professoras relataram que, para conseguirem ensinar sem prejudicar sua voz, dividem a sala em grupos e se sentam com cada pequeno grupo de alunos para lhes explicar a matéria a ser realizada”.
Em São Paulo, existem pesquisas comprovam que os Ruídos em escolas podem afetar saúde e especialistas aconselham que "Mudar o comportamento pode contribuir para diminuir os sintomas físicos e psicológicos"
A poluição sonora gera diversos efeitos indesejáveis como perda de audição e aumento da pressão arterial (efeitos fisiológicos), incômodos (efeitos psicológicos), stress, tensão, queda do desempenho, interferência com a comunicação oral, irritação e influência na tomada de decisões, por isso, o ruído é um mal invisível que deve ser constantemente combatido.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Olá Amiga,
Quanto tempo, parabéns pelo texto, tenho acompanhado o seu blog e vejo como vc é uma "produtora intelectual". Parabéns pelo trabalho, pelos filhos e familia.
Mande notícias
Att
Júnior
Oi Rosane!
Não nos vimos na presencial...
Por isso passei para dar um oi e desejar um bom recomeço!
Bjão
Postar um comentário