18.5.09

Tempo de Cores

Dando continuidade no trabalho de QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO: SOCIOLOGIA E HISTÓRIA, trabalhei com a mistura das cores primárias, obtendo as secundárias para que os alunos tenham a noção exata do resultados que dá a mistura das cores e associei esta dinâmica na prática para poder entender como se dá a mistura dos povos e assim, poder entender melhor como se deu a miscigenação das várias etnias no mundo e principalmente aqui no RS.
Dificilmente exista uma nação com tão complexa e variada composição étnica de sua população como no caso do Brasil.
Trabalhamos em um primeiro momento com a ancestralidade de todos nós e agora estamos trabalhando com as mistura dos povos onde se torna fundamental entender que somos resultado de uma mistura muito forte e que trazemos geneticamente característica muito importantes e hábitos que nos foram legados de nossos ancestrais e suas convivências desde o começo da humanidade nos permitindo partilhar as mais variadas misturas sociais que nos enriquece como um povo forte e que cultua sua ancestralidade.
Segundo a Profª Marilene Leal Paré

"Pensamos ser de fundamental importância um olhar na multiculturalidade existente em nossas salas de aula e especialmente no ethos da tradição africana ainda muito presente, que deve ser explicitado, principalmente através das nove (09) dimensões da expressão afrocultural".

1. ESPIRITUALIDADE – que mostra um conhecimento de uma força de vida não-material a qual permeia todas as atividades humanas.
2. HARMONIA – ser fundamentalmente ligado aos eventos da natureza e aos elementos do universo.
3. MOVIMENTO – característica dada numa trama de movimentos, dança, percussão e ritmo observados na batida musical.
4. ENTUSIASMO – receptividade especial a níveis relativamente altos de estímulos.
5. AFETO – importância da informação afetiva e da expressão emocional ligadas à co-importância dos sentimentos e pensamentos.
6. INDIVIDUALISMO EXPRESSIVO – brilho singular da expressão pessoal, do estilo da sinceridade da auto-expressão.
7. COLETIVISMO (TRABALHO COOPERATIVO) – comprometimento com a interdependência fundamental das pessoas, com os vínculos sociais e com os relacionamentos.
8. ORALIDADE – a importância dos modelos oral / aural da comunicação para transmitir um significado verdadeiro e cultivar a ação da fala.
9. PERSPECTIVA DO TEMPO SOCIAL – demonstra um comprometimento do tempo como uma construção social tal que há a orientação de um evento em torno do tempo.



Este foi mais um trabalho maravilhoso que só tenho aprendido e feito minhas descobertas juntamente com meus alunos e que me torna uma pessoa cada vez melhor.

Um comentário:

Beatriz disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.