20.9.09

Alfabetização e a pedagogia do empowerment político


Analizando o texto de Henry Giroux "Alfabetização e a pedagogia do empowerment político", estudei concepções extremamente importantes para a compreensão dos fundamentos político-pedagógicos da Educação de Jovens e Adultos.
Percebe-se a importância da fundamentação teórica ao nos apropriarmos de um texto contextualizando a alfabetização e o analfabetismo.
Como é importante perceber a valorização do meio social em que está inserido o indivíduo analfabeto que tem sido oprimido pelas classes sociais altas em sua onipotência política.
"O autor destaca a necessidade de politização da alfabetização como prática que se contrapõe à alfabetização usada como instrumento de opressão acionado pela classe dominante. Nesse sentido, o autor se aproxima de uma compreensão de alfabetização que está articulada ao empowerment (empoderamento) político, porque é ideologicamente concebida como construção histórica, política e social cuja finalidade está articulada à emancipação social e cultural dos sujeitos e dos grupos. Neste texto também são abordados conceitos de alfabetização funcional, analfabetismo, alfabetização crítica e currículo".
Neste texto, o autor nos mostra a abordagem da alfabetização desenvolvida por Freire e Macedo que nos leva a refletir sobre a nossa posição enquanto educadores que devemos criar o senso crítico em nossos educandos buscando a natureza humana, seus conhecimentos e suas vivênvias como instrumento de aprendizagem. Somos parte desta reconstrução social e política como agentes transformadores.

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