23.9.09
Movimento pela Paz
Lendo o texto de Magdalena e Costa, resolvi postar um comentário sobre o seguinte trecho do mesmo:
"Desde pequenas, as crianças observam o mundo e formulam perguntas acerca dele, com
a intenção de entendê-lo. Pela experiência e pela interação com os objetos, fatos e
pessoas, elas vão produzindo respostas que, certas ou erradas, não são construídas ao
acaso. A experiência pode não ser profunda ou suficientemente extensa, a potencialidade dos seus pensamentos pode ser insuficiente para formular o que nós
chamamos de uma teoria científica, mas o processo pelo qual as crianças observam o
entorno, formulam perguntas, buscam respostas e desenvolvem seus entendimentos e
explicações para o que observam é muito semelhante ao processo de investigação
científica." (Iris Elisabeth Tempel Costae Beatriz Corso Magdalena)
Como é importante a experimentação e é neste sentido que torna-se importante a vivência onde a aprendizagem se torna significativa. O planejamento das aulas é fundamental para que possamos lançar mãos de recursos dos quais muitas vezes só nos lembramos durante a aula e em que muitos momentos não se pode utilizar mais por perder seu efeito. Trabalhando desde a semana passada com o movimento do Cataventos da Paz que culminou nesta segunda-feira, dia 21 de setembro e onde se une uma vez por ano no mundo inteiro escolas, fabricando cataventos para pedir a paz mundial, A minha escola participa anulamente deste evento e consegui provocar meus alunos com a música "A Paz" do grupo Roupa Nova de forma que houve não só no dia, como a semana inteira passada relatos de alunos que perceberam que a paz é importante em todos os momentos, inclusive influenciando na atitude deles no recreio. Isso só foi possível porque trouxeram suas experiências para o grupo e o que aprenderam se transformou em atitude.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário