9.9.09
EJA - Modalidade de Ensino da EJA
Sempre tive vontade de trabalhar com EJA, porém por muitas dificuldades, filhos pequenos e compromissos em casa, nunca trabalhei com tal modalidade de ensino por na maioria das vezes ser noturno. Porém este semestre me faz refletir novamente e me dá mais vontade ainda de trabalhar com Educação de Jovens e Adultos. Estava lendo o
Parecer CEB no 11/2000 e me vi envolvida com as aulas do EJA porque esta modalidade de ensino possibilita ao sujeito aprendente a desenvolver habilidades e competências adquiridas ao longo de sua vida, através da sua história de vida e da bagagem social e cultural de cada indivíduo, este fato me faz repensar porque já faço isso com meus alunos de séries iniciais e imagino o quanto pode ser rica a troca de vivências tendo como público alvo adultos que podem trazer suas vivências para dentro da sala de aula. O resultado é uma intensa troca, entre educador e educando, como diria Paulo freire: Não há conhecimento válido se não for compartilhado com o outro. Exige-se o diálogo. A validade do meu conhecimento é dado socialmente, quando compartilho e construo o conhecimento com os outros.
Um outro trecho importante do parecer é que "Os docentes deverão se preparar e se qualificar para a constituição de projetos pedagógicos que considerem modelos apropriados a essas características e expectativas"(Parecer CEB no 11/2000). É necessário um olhar diferenciado para este aluno jovem, adulto, pai, mãe e trabalhador(a).
Neste sentido acredito que seria um desafio maravilhoso para mim que busco sempre tornar minhas aulas interessantes e que possam criam no aluno um interesse maior na aprendizagem o que torna a mesma muito maior e muito mais significativa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá Rosane!
Observo que o material de EJA te chamou a atenção. Lendo a tua postagem lembrei daquela tua aluna adulta, que foi sujeito do teu estudo de caso, semestre passado.
No texto "Estado e Educação Popular", Moacir Gadotti refere que os termos educação de adultos, educação popular, educação não formal e educação comunitária são usados, muitas vezes, como sinônimos, mas não são. Já pensaste sobre isso? Vale a pena dar uma olhada no texto.
Aproveito para desejar que tenhas um ótimo e produtivo semestre.
Um abraço, Simone - Tutora sede
Postar um comentário