8.9.09

Ian Amos Comênio



Realizando a atividade de Didática, Planejamento e Avaliação que nos propôs uma leitura interessante para conhecer um pouco das origens da “Didática” a partir de um pensador do século XVII, Ian Amos Comênio(1592-1670), considerado o “pai” da Didática, me deparei com a seguinte definição “O termo didática deriva da expressão grega Τεχνή διδακτική (techné didaktiké), que se traduz por arte ou técnica de ensinar..." e realmente ensinar é uma arte. Me aproprio desta definição porque vemos que somos artistas ao buscar as mais diferentes dinâmicas para criar um interesse especial em nossos alunos.
É impressionante ler no texto Didática Magna - Tratado da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos -COMÉNIO,escrita no século XVII (ed. Lisboa, 1996. 525 p.)que "A proa e a popa da nossa Didáctica será investigar e descobrir o método segundo o qual os professores ensinem menos e os estudantes aprendam mais; nas escolas, haja menos barulho, menos enfado, menos trabalho inútil, e, ao contrário,haja mais recolhimento, mais atractivo e mais sólido progresso; na Cristandade, haja menos trevas, menos confusão, menos dissídios, e mais luz, mais ordem, mais paz e mais tranqüilidade." tudo que nós, educadores dos dias atuais buscamos para formar cidadãos corretos em prol de uma sociedade mais humana.
Vemos o quanto a preocupação com uma educação mais atrativa e dinâmica que crie interesse nos alunos e que os façam realmente aprender e não apenas decorar vem de de tão distante data.

Nenhum comentário: